Akira

Akira

Salve Aventureiros, hoje a dica que vou passar é um clássico da animação japonesa Akira, que considero um dos meus filmes preferidos em animação.

O filme foi lançado em 1988 e fala sobre uma Tokyo devastada pela Terceira Guerra mundial e acabou se tornando Neo-Tokyo, na década de 80 os temas sobre Guerra era muito abordado devido aos acontecimentos a Guerra Fria que iniciou em 1945 a 1991, invasão soviética do Afeganistão de 1979 a 1989 e a Guerra do Líbano de 1982 a 1988. Não havia como escapar desse tema já que não sabia se realmente haveria uma terceira Guerra Mundial.

Akira conta 30 anos após a Guerra que foi ocasionado pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança Chamada Akira, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gangue rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo.

Akira

Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos e novamente acontece outro desastre sobre natural e a destruição de Neo- Tokyo.

Akira

O filme aborda alguns pontos políticos referente ao poder abusivo do Governo e as formas de manipulação, e também sobre o possível ataque nuclear (referência a explosão de Hiroshima e Nagasaki dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis).

Roteiro de Izô Hashimoto e dirigido por Katsuhiro Ôtomo baseado em um mangá de sua autoria com mesmo nome, Akira. Foi a primeira animação japonesa a ser exibida em cinemas brasileiros como um filme mainstream.

Foi lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a revista Akira, foi publicada pela Editora Globo em 1991 e o lançamento nas locadoras pela distribuição mundial na Europa Home Vídeo e Penthouse e Carat Vídeo Produções Ltda. Também foi exibido várias vezes no Brasil em TV aberta durante os anos 90, pela Rede Bandeirantes.

Confira o Trailer abaixo