Estrada para Perdição

Estrada para Perdição

Salve Aventureiros, hoje vou contar sobre Estrada para Perdição, uma HQ da DC Comics que poucos conhecem, mas já viram a versão cinematográfica, para quem gosta de História de gangster essa HQ é ótima para ter em sua prateleira.

A História de Estrada para Perdição conta sobre o garoto chamado Michael O’Sullivan Jr que ficava curioso ao saber o que seu pai trabalhava, sempre que perguntava sua mãe mudava o assunto e seu pai nunca dizia. Um dia ele decidiu entrar no carro escondido para descobrir o que era essa tão misteriosa profissão. Mas o pior estava por vir quando o jovem Sullivan descobriu que seu pai Michael O’Sullivan não era só um pai amoroso era um matador chamado “O arcanjo da morte” a serviço da máfia. 

Estrada para Perdição

Ao testemunhar o pai e outro homem executarem um grupo de mafiosos adversários, o menino tem sua vida mudada para sempre, quando descobrem que o menino viu as execuções o pesadelo começa a virar realidade. Como forma de punição os criminosos tentam matar a família, mas só o pai e o filho sobrevivem, assim começa a jornada de pai e filho para escaparem a da máfia. (Essa frase ficou parecido com o tema dos filmes da Sessão da tarde rs).

Para uma criança encarar esse Mundo não foi fácil, ele descobre sobre a corrupção, violência e o terror que antes era escondido dele. Tendo que tomar parte da guerra que o pai trava contra aqueles que mataram sua família, o garoto tem seus ritos de passagem, seja atrás do volante de um carro ou de uma arma.

Estrada para Perdição

A História é contada pela visão do jovem Sullivan e acompanha de perto a guerra que seu pai traçou para salvar seu filho, apesar desse conflito os dois se tornam mais unidos mesmo com alguns conflitos sociais que é abordado.

Estrada para Perdição acontece em 1930 pós a depressão da economia americana de 1929, para quem não fugiu da escola e acompanhou as aulas de história sabem que foi a pior crise já enfrentada nos Estados Unidos, quando não havia emprego e as filas para buscar alguns pães e leite era gigantesca. Apesar de ter aprendido a usar uma arma o pai de Sullivan nunca deixou que o filho apertasse o gatilho para que ele não se torne uma cópia do pai.

A HQ foi dividida em três edições

  • Arcanjo da Morte
  • Cidade da Morte
  • Estrada sem fim

Criado por Max Allan Collins (roteiro) e Richard Piers Rayner (desenhos) a história foi publicada em 2002,

Adaptação para o Cinema

Dirigido por Sam Mendes (Beleza Americana, Penny Dreadful) e escrito por David Self foi considerado uma das melhores adaptações de HQ para o cinema, o filme é estrelado por Tom Hanks, Paul Newman, Jude Law e Daniel Craig.

As filmagens de Estrada para Perdição ocorreram na região de Chicago. Mendes, que havia recentemente terminado American Beauty, procurou uma história com poucos diálogos e que transmitisse emoções através de suas imagens.

O diretor de fotografia Conrad Hall aproveitou a situação para criar vários simbolismos para o filme, vencendo vários prêmios, incluindo o Oscar de melhor fotografia.

O filme explora vários temas, incluindo as conseqüências da violência e as relações entre pai e filho.

Estrada para Perdição