“Não posso obrigar uma árvore a florir quando quero, ou a dar frutos quando me convém.” Mestre Oogway
De onde vieram os monges? Como eles vivem?
Monge é uma pessoa devotada à vida monástica e clausural, que faz parte de uma ordem religiosa.A tradição monástica está presente em várias religiões do planeta: Budismo, Jainismo, Taoismo, Lamaísmo e Cristianismo são algumas das que têm seguidores que adotam a vida monástica.
Certo isso explica sua relação com as divindades e religião, mas e a relação com o Kung-fu? Sua relação está ligada a com a chegada do monge indiano Bodidarma, também conhecido como Ta Mo, em chinês, e Daruma Taishi, em japonês.
Bodidarma passou nove anos meditando na caverna do pico Wuru, atrás do mosteiro. Visando a fortalecer os monges, que estavam debilitados devido às longas horas meditando, Bodidarma lhes ensinou exercícios que se tornariam a arte marcial do kung fu shaolin.
Bodidarma também lhes ensinou técnicas de meditação que viriam a constituir a escola chan de budismo.Os treinamentos no templo eram bem severos, com várias horas de meditação e treinamentos de luta, o que tornava, os monges, armas com total domínio da mente e do corpo.
Tudo começava com crianças entre sete e doze anos esperando por dias na frente do portão do templo. As que ficavam, então, depois de entrar, passavam por vários testes de comportamento, paciência e humildade.
Mas e sua ligação com a bebida? Monges são comumente associados a cervejas, e não é a toa, pelo lado oriental, existe um estilo das artes marciais voltado para o combate embriagado o Zui Quan (pinyin: Zuì Quán, palavras em Mandarim que significam “punhos embriagados”).
Não apenas os punhos podem ser utilizados, como as armas: espada bêbada, do bastão bêbado, do facão bêbada e da lança bêbada. Vale lembrar que esse estilo de luta não é apenas dos chineses, mas sim também dos japoneses.
Outra ligação agora por parte ocidental, se da pela criação das cervejas que conhecemos hoje, monges cristãos, produziam suas próprias cervejas, hidromel, dentre outras bebidas, inclusive grandes pais da história do cristianismo como Martinho Luthero, inclusive em seus manuscritos consta que sua esposa produzia cerveja para ele, enquanto ele trabalhava. Uma das cervejas mais famosas a Franziskaner foi inventada por monges franciscanos da Alemanha.
Assim entendemos os contextos da classe, aquilo que ela tem como estrutura para a criação e a interpretação de seu personagem, até a próxima e boas rolagens!