Depois de quase um século, Mickey Mouse entrou hoje em domínio público , mais de 95 anos após o lançamento inicial de Steamboat Willie , o primeiro curta de animação com o personagem.
Os dois primeiros curtas do Mickey , Steamboat Willie e Plane Crazy , ambos entraram em domínio público , permitindo que outros artistas usassem a propriedade intelectual tanto no todo quanto em parte. A partir de hoje, quem quiser pode lançar e revender os dois curtas, podendo fazer artes originais baseadas neles, ou apresentando os personagens neles contidos.
A versão de Mickey que se tornará de domínio público é aquela associada a Willie e Plane Crazy – uma imagem em preto e branco na qual ele tem olhos pretos sólidos, sem luvas e membros longos e magros. As iterações posteriores do Mickey ainda serão protegidas por direitos autorais.
Quando ele foi criado, a lei de direitos autorais dos EUA permitia apenas um total de 56 anos de proteção de direitos autorais – 28 anos, e depois outra extensão de 28 anos – antes que uma obra caísse no domínio público, onde pudesse ser republicada e iterado por qualquer artista que queira fazê-lo. A Disney, a Warner Bros. e outras grandes corporações fizeram lobby agressivamente para alterar as leis de direitos autorais, a fim de beneficiar a si mesmas e a outras empresas que detêm direitos autorais próximos de sua data de expiração natural em 1978, levando às regras atuais.
“Desde a primeira aparição de Mickey Mouse no curta-metragem Steamboat Willie , de 1928 , as pessoas associam o personagem às histórias, experiências e produtos autênticos da Disney”, disse a Disney em comunicado no ano passado . “Isso não mudará quando os direitos autorais do filme Steamboat Willie expirarem.
É claro que continuaremos a proteger nossos direitos nas versões mais modernas de Mickey Mouse e outras obras que permanecem sujeitas a direitos autorais, e trabalharemos para salvaguardar contra confusão do consumidor causada pelo uso não autorizado do Mickey e de nossos outros personagens icônicos.”
A Disney também sinalizou que usará a lei de marcas registradas para minimizar o que outros podem fazer com o Mickey. .Ao contrário dos direitos autorais, as marcas registradas nunca expiram, desde que permaneçam em uso e registradas. Como Mickey é o mascote da empresa, a Disney manteve essa marca registrada por décadas, mas a Suprema Corte já decidiu que as empresas não podem usar marcas registradas como uma forma de contornar o domínio público, portanto, os recursos da Disney sob a lei de marcas registradas serão limitados.
O objetivo da marca registrada é evitar confusão de marca, portanto, a melhor maneira para quem deseja usar o Mickey sem a permissão da Disney será deixar bem claro que seu produto não é afiliado ou endossado pela Disney.
Outro personagem que ficou famoso pela Disney, Tigrão, também deverá entrar em domínio público na segunda-feira, quando expirar o período de 95 anos da história de AA Milne que o apresentou. Depois que o Ursinho Pooh entrou em domínio público, o personagem foi incorporado a um filme de terror, e uma nova série animada não-Disney entrou em desenvolvimento com um estilo de arte mais semelhante aos livros originais de Milne.
Fonte:ComicBook