A Epic Games foi multada em €1.125.000 (mais de US$ 1,2 milhão) na Holanda devido a questões relacionadas à loja de itens de Fortnite. A Autoridade para Consumidores e Mercados do país descobriu que a empresa “falhou em observar o cuidado necessário que pode ser razoavelmente esperado dos comerciantes ao lidar com crianças.” A multa alega que certas linguagens na loja de itens são projetadas para fazer as crianças temerem perder cosméticos, e muitas vezes podem ser enganosas. A multa se resume a duas violações específicas, cada uma custando à empresa €562.500.
A primeira das multas da ACM refere-se a uma “prática comercial agressiva ilegal.” Basicamente, a ACM está alegando que frases como “adquira agora” e “compre agora” que aparecem em certos anúncios são muito agressivas. A segunda multa relaciona-se aos temporizadores de contagem regressiva que aparecem na loja de itens. A ACM afirma que esses temporizadores invocam um medo nas crianças de que elas vão perder a oportunidade se não fizerem a compra. A multa também cita exemplos de contagens regressivas que foram enganosas, com os itens ainda disponíveis para compra mesmo após o término do tempo.
A Epic Games recebeu um prazo até 10 de junho para fazer as mudanças necessárias na loja de itens. Embora a empresa planeje abordar algumas dessas questões específicas na Holanda, vale notar que já houve mudanças feitas nos temporizadores de contagem regressiva em todo o mundo nos últimos meses.
Resposta da Epic Games
Em uma declaração fornecida ao GamesIndustry.biz, a Epic Games contestou as descobertas da ACM. Embora a empresa planeje fazer mudanças para resolver as violações, ela está recorrendo das multas e afirmou que as mudanças propostas resultariam em uma experiência pior para os consumidores.
“As conclusões na decisão da ACM contêm erros factuais significativos sobre como o Fortnite e a loja de itens operam. A ACM está exigindo mudanças que resultariam em uma experiência ruim para os jogadores. Iremos apelar desta decisão,” diz a declaração da Epic Games. “Enquanto nossa apelação estiver pendente, jogadores na Holanda com menos de 18 anos não poderão ver ou comprar itens que estão na loja por menos de 48 horas, a partir de 24 de maio de 2024.”
Jogos como Serviço Alvo de Crianças
À medida que jogos como Fortnite explodiram em popularidade ao redor do mundo, grupos de defesa do consumidor têm prestado muita atenção em como esses jogos visam e exploram crianças. A realidade é que muitas crianças são mais suscetíveis a microtransações, e já vimos como isso pode se tornar problemático rapidamente para os jogadores e suas famílias. É difícil dizer se as mudanças propostas pela ACM teriam um impacto positivo nos consumidores na Holanda, mas será interessante ver como a apelação da Epic Games se desenrola.
Fonte: Comicbook