Conheça Codex Of Reality um inovador sistema de RPG Brasileiro.

Conheça Codex Of Reality um inovador sistema de RPG Brasileiro.

Codex Of Reality é um novo sistema de RPG, que tem um grande potencial, e nesta matéria iremos falar dele, você sendo iniciante ou experiente, se é fã de RPG nacional, essa matéria é para você.

O CoRe(abreviação de Codex of Reality) se trata de um sistema que procura manter a base do sistema de RPG, para que consigam usar todos os pontos positivos que já conhecem, e melhorar aqueles pontos que não se agradam.

Os criadores do Codex se inspiraram em diversos sistemas, jogos e experiências, para conseguirem chegar no ponto onde estão, e conseguir atender a diversos públicos do RPG.

Uma das diferenças entre o Codex e os sistemas convencionais de RPG, e talvez a primeira a ser notada, é que no Codex Of Reality, não existem níveis a serem “seguidos”, e sim habilidades que vão sendo acumulados ao decorrer da aventura.

Os pontos que você adquire, são necessários para basicamente qualquer ação durante o jogo.

É a partir dessa pontuação que os jogadores conseguem definir suas ações e habilidades de seus personagens durante a aventura.

No CoRe todos aqueles “estereótipos” dos personagens não existem, você cria o seu personagem, e é você quem decide quais habilidades ele terá, mas para que você desenvolva essas habilidades, independente de qual for ela, é necessário que você use essa habilidade e pratique, para que você consiga ficar cada vez melhor nela.

Ou seja, se você quiser pode muito bem ser um “mago guerreiro”, e não um mago que use única e exclusivamente magia, basta você praticar as demais habilidades que você gostaria que seu personagem tenha, e conforme você pratica, seu personagem se torna melhor ainda nessa determinada habilidade.

Além de tudo isso, o CoRe tem um livro exclusivo chamado “Livro de Windar”:

Windar é um mundo de fantasia medieval com pitadas steampunk criado pelos membros da equipe do sistema, que está em criação desde 2014. O livro será um cenário totalmente original, que poderá ser usado tanto em conjunto com o livro base do sistema CoRe quanto com outros sistemas.

E tem também o Fastplay:

Fastplay é um conjunto mais sucinto de regras que permite ao usuário conhecer a parte mais relevante do sistema, sem se preocupar com regras para todas as situações específicas que ele aborda.

O dado escolhido foi o D6 (dado se 6 lados), os criadores do sistema escolheram esse tipo de dado por ser um dado fácil de ser encontrado, e de fácil entendimento.

O sistema tem conquistado os corações de que se dispõe a conhece-lo, o CoRe permite que você jogue em diferentes cenários, seus personagens não tem que ter habilidades fixas, o sistema não tem regras tão específicas e inflexíveis, muito pelo contrário, as regras são de certa forma de fácil entendimento, e se comparado com um sistema convencional, as regras são teoricamente bem flexíveis.

O sistema atende tanto aos jogadores mais experientes e mais antigos, quanto aos iniciantes que ainda estão aprendendo como funciona o RPG, tendo como exemplo disso, além de entrevistar os criadores do sistema, entrevistamos também uma das pessoas que joga e gosta do sistema.

O jogador se chama Rafael Rodrigo do Valle, assim como algumas outras pessoas, tem seu personagem “fixo” que gosta de usar independente da aventura, o dele se chama Blackmoon, Rafael falou muito bem do sistema, na opinião dele como jogador todos os pontos positivos são reais, e o fato de poder usar o seu próprio personagem no Codex sem ter que modificá-lo muito, já é um ponto muito positivo.

Na visão do jogador, o sistema realmente pode ser jogado tanto por iniciantes quanto para os mais experientes, pois não é um sistema de difícil entendimento, mas claro que assim como qualquer sistema de RPG, quem está iniciando leva um pouco mais de tempo para entender o funcionamento e a dinâmica da aventura, mas de um ponto de vista geral não é um sistema muito complicado e rígido, muito pelo contrário.

O grupo responsável pela criação do CoRe é composto por 5 participantes, Vitor Simões, Marcos Tae, Johnny Chumpitaz, Guilherme Tsuyama, e Fernas.

O CoRe acabou de passar pelo fim do financiamento coletivo, o próximo passo para os criadores agora é fazer a organização do material para o envio. Aguardamos ansiosamente.

Sabemos que nem todos estão abertos para conhecer um novo sistema, as vezes as pessoas já estão acostumadas e não querem arriscar em um novo sistema, mas garanto que se der uma oportunidade ao Codex, não vai se decepcionar, afinal um dos objetivos dos criadores, é exatamente criar um sistema melhor para suas próprias aventuras, assim também criar um sistema para melhorar as experiências de todos nós com RPG.

Garanto que esse texto foi apenas um resumo do quão sensacional é esse novo sistema brasileiro de RPG, para saber todos os detalhes que fazem parte desse sistema que tanto promete, vocês terão que conhece-lo e ver com seus próprios olhos. Depois comentem aqui seus sentimentos quanto ao Core, eu aposto que decepção não vai ser um deles.

Os criadores do sistema fizeram um vídeo musical com o timelapse de uma das artes, é só clicar no link abaixo para ver.

https://www.youtube.com/watch?v=5IVEtAOBpTA&t=1s

Você também pode ler tudo sobre RPG nos links abaixo:

https://blogdataverna.com.br/blog/cartografia-no-rpg/

https://blogdataverna.com.br/blog/rpg-e-tecnologia/

https://blogdataverna.com.br/blog/mapas-e-historias/

Posted Under