É indiscutível que Dugeons and Dragons é o jogo de RPG mais jogado do mundo. Além de ser o jogo mais jogado, também tem consigo o sistema aberto mais utilizado entre os RPGs. Seus cenários possuem grandes romances e seus fãs estão por todas as partes do mundo.
Mas como tudo isso começou?
Na verdade, começou anos antes da primeira edição de Dungeons and Dragons se quer ser lançada. Nos anos sessenta e setenta, os Estados Unidos estavam durante uma febre de wargames, jogos de guerra de tabuleiro. Em 1971, Gary Gygax e Jeff Perren lançaram um desses vários wargames do mercado, o Chainmail, um wargame medieval. Eles e outros membros da Castle and Crusade Society (Sociedade de Castelos e Cruzadas), um dos maiores grupos de desenvolvedores e jogadores de wargames da época, jogavam Chainmail todos os dias e desenvolviam novas regras e suplementos para o cenário daquela terra medieval.
Em certo dia, Gygax e um de seus companheiros da sociedade Dave Arneson, durante um encontro de seus dois exércitos decidiram fazer algo diferente. Cada exército escolheria um campeão para lutar em nome do exército, ao invés de uma guerra batalha que levaria muito mais tempo e exigiria muito mais recursos dos dois times.
E foi assim que começou a primeira fagulha do que um dia chamaríamos de Dungeons and Dragons.
Misturando esse experimento com as regras do módulo de fantasia do Chainmail, criado para batalhas de exércitos em ambientes similares a terra média de Tolkien, e três anos depois do lançamento de Chainmail, em 1974, a primeira edição do Dungeons and Dragons nascia, publicada pela Tactical Studies Rules (Estudos de Regras Táticas) ou TSR.
Hoje em dia, a TSR não existe mais, e tinha sido comprada pela Wizards of The Coast (Magos da Costa), e a quinta edição do Dugeons and Dragons, a mais atualizada e recente, foi lançada em 2014, quarenta anos após o lançamento da primeira edição.
Vários jogos sucederam Dungeons and Dragons, muitos usando o sistema aberto deles e muitos usando sistemas criados para eles mesmos. Sua mecânica foi o ponto chave para interesses de vários profissionais da área de jogos e para novas formas de criação. Os RPGs eletrônicos de hoje em dia são netos e bisnetos de Dungeons and Dragons.
É fato que nenhum RPG até hoje fez tanto impacto da cultura quanto o Dungeons and Dragons fez e continua fazendo. Mesmo depois de trinta anos, ele continua sendo o mais jogado no mundo, e isso deve não apenas ao comodismo de sempre jogar a mesma coisa, mas a qualidade e paixão colocada em cada nova atualização.