Salve aventureiros, trazendo uma dica direto do fundo do estoque da nossa Taverna para vocês conhecerem, atenção Necromantes de plantão.
Dia de los muertos é um compilado de várias histórias baseada na tradição mexicana e que ao invés de ser um dia de Luto eterno é comemorado com grande festa como forma de renascimento da vida.
Uma das histórias citadas na HQ é do músico chamado José que todos dias canta a música Te Vas Angel Mio para a sua finada esposa Aislara, no Dia de los Muertos ele estava cantando com seus amigos quando se depara com uma mulher idêntica com sua falecida esposa.
José sem pensar vai ao encontro da moça e a chama para passear, tudo parece normal mas cada passo José ficava mais apaixonado e falava de sua amada para a moça desconhecida. Quando chega a noite a moça começa a conversar com José como se fosse um ritual, ele percebe que realmente era sua amada Aislara e fica com medo de dormir sabendo que ela não estaria mais lá. No final da história ela diz a seguinte frase: Ao vivo tudo falta e ao morto tudo sobra.
A HQ é dividida em 3 partes e foi lançada em 2013 pela Image Comics, produzidas por grandes artistas e desenhado por Rirley Rossmo.
Tradição No México
Dia de los muertos é uma celebração de origem indígena comemorada no dia 2 de novembro em honra aos falecidos e quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos. A celebração ocorre durante a festividade de 31 de outubro à 2 de novembro,celebrada há cerca de três mil anos pelos povos mesoamericanos pré-hispânicos (astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas).
Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Património Imaterial da Humanidade
As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos..
Fonte: Wikipedia
Vejam também
A era dos Dragoneiros e o Cristal Kammalarin, de Matias Leonardo