O próximo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer , verá o cineasta confiando em algumas de suas técnicas cinematográficas testadas e comprovadas enquanto ultrapassa os limites do formato de seu filme mais ambicioso até o momento, mas o filme também está vendo Nolan fazer algumas coisas que ele nunca fez antes.
Falando com a revista Empire (via Variety ), Nolan revelou que ao desenvolver o filme , ele escreveu o roteiro em primeira pessoa – até as direções do palco. Para o cineasta, serviu como um lembrete de como rodar o filme, que é amplamente contado pelos olhos de Oppenheimer .
“Na verdade, escrevi na primeira pessoa, o que nunca fiz antes”, disse Nolan. “Não sei se alguém já fez isso antes. Mas o ponto é que, com as sequências de cores, que são a maior parte do filme, tudo é contado do ponto de vista de Oppenheimer – você está literalmente olhando através os olhos dele.”
Ele continuou:
“Coisa estranha de se fazer. Mas foi um lembrete para mim de como fazer o filme. Foi um lembrete para todos os envolvidos no projeto: ‘Ok, este é o ponto de vista de cada cena.’ Eu realmente queria passar por essa história com Oppenheimer; não queria sentar ao lado dele e julgá-lo. Parecia um exercício inútil. Isso é mais o material de documentário, ou teoria política, ou história da ciência. Esta é uma história que você experimenta com ele – você não o julga. Você se depara com esses dilemas éticos irreconciliáveis com ele.”
Do que se trata Oppenheimer ?
O filme segue a vida de J. Robert Oppenheimer , diretor do Laboratório de Los Alamos durante a época de Manhattan. Projeto, a diretriz do governo que construiu nos Estados Unidos sua primeira arma nuclear. Cillian Murphy assume o papel de Oppenheimer , algo que o ator procura desde que ele e Nolan trabalharam juntos pela primeira vez em Batman Begins .
“Ele é tão discreto e autodepreciativo e, em seu jeito muito inglês, apenas disse, ‘Ouça, eu escrevi este roteiro, é sobre Oppenheimer. Eu gostaria que você fosse meu Oppenheimer.’ Foi um grande dia”, disse Murphy à Associated Press . “Eu sempre disse publicamente e em particular, para Chris, que se eu estiver disponível e você quiser que eu esteja em um filme, eu estou lá. Eu realmente não me importo com o tamanho do papel. Mas, no fundo, secretamente, eu estava desesperado para jogar uma liderança para ele.”
Fonte:ComicBook