O presidente do Studio WIT aborda o futuro IA e anime

O presidente do Studio WIT aborda o futuro IA e anime

Hoje em dia, parece que a IA está em todos os lugares que você olha. O campo da tecnologia está surgindo, não importa para onde você vá, seja arte ou finanças. É claro que a IA se viu em conflito com as comunidades criativas, já que muitos questionam a coleta intencional de dados da tecnologia. A indústria de anime não está isenta desta conversa, e agora, o presidente do Studio WIT está se manifestando sobre o assunto.

A coisa toda surgiu para George Wada, atual presidente do Studio Wit, durante sua recente viagem à Anime Expo. Foi lá que o executivo subiu ao palco para discutir os projetos futuros de sua equipe, e uma pergunta de um fã colocou a IA em dúvida. Quando perguntado se a tecnologia poderia trabalhar com o anime no futuro, Wada disse o seguinte:

“No Production IG e no Studio WIT, achamos que podemos colaborar com [AI] para fazer nosso trabalho. A indústria está sobrecarregada, então, se puder fornecer alguma ajuda para evitar que fiquemos sobrecarregados, talvez possa ajudar a mudar o ambiente de trabalho para o melhorar.”

O presidente do Studio WIT aborda o futuro IA e anime
O presidente do Studio WIT aborda o futuro IA e anime

Como você pode ver, a abordagem de Wada sobre IA e anime é bastante descontraída. O produtor não parece muito ameaçado pelo campo, mas essa tomada é bastante única. Parece que vários trabalhadores do anime têm problemas com o anime, quer trabalhem em animação principal, coloração, design de personagens ou cenário de fundo. Wada está certo ao dizer que a indústria está sobrecarregada, então a IA poderia aliviar um pouco desse congestionamento … mas esse tratamento erra o objetivo.

Afinal, a indústria de anime e sua magreza são um problema há anos. Os trabalhadores não recebem salários dignos e muitos estão presos a horários verdadeiramente insalubres, com necessidade de horas extras. Para sobreviver, os trabalhadores estão trabalhando esfarrapados, e alguns optam por deixar o campo. Essa situação gerou condições de trabalho excessivo no anime e, obviamente, a IA não pode consertar isso.

À medida que a IA continua a crescer, só o tempo dirá como ela interage com as artes. Criadores de todo o mundo estão lutando por sua arte, e a automação na IA se tornou seu principal inimigo. Portanto, embora Wada possa não se incomodar com a IA no momento, nem sempre é esse o caso.

Fonte:ComicBook