A franquia The Legend of Zelda é uma das maiores da Nintendo e tem sido uma marca registrada dos consoles e portáteis da empresa desde 1986. A era do Nintendo Switch tem sido muito boa para os fãs da série, pois a plataforma recebeu The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom, que são amplamente considerados dois dos melhores jogos da série. Além disso, a Nintendo disponibilizou a maioria dos jogos da série no sistema.
A Nintendo fez um excelente trabalho ao permitir que os donos do Switch jogassem a maioria dos jogos da série, mas ainda faltam algumas aventuras importantes de Zelda no sistema. Principalmente, The Legend of Zelda: The Wind Waker e Twilight Princess estão ausentes, apesar de terem recebido remasterizações em HD no Wii U. Os fãs têm implorado para ver as remasterizações no Switch há anos, e há rumores de que isso possa acontecer no futuro. Por enquanto, os fãs de Zelda terão que se contentar com todas as outras opções no sistema!
Continue lendo para ver todos os jogos de Zelda no Nintendo Switch!
- The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link
Lançados originalmente em 1986 e 1987 para o Nintendo Entertainment System, The Legend of Zelda é um dos jogos de videogame mais influentes de todos os tempos e continua a inspirar jogos modernos da série. Assim como Breath of the Wild décadas depois, o jogo jogou os jogadores no mundo de Hyrule com pouca orientação, obrigando-os a descobrir as coisas por si próprios. Zelda II: The Adventure of Link foi uma mudança radical em relação ao jogo original e é frequentemente considerado um dos jogos mais desafiadores da série.
- The Legend of Zelda: A Link to the Past
Na era do Super Nintendo, a Nintendo voltou às origens, abandonando o deslocamento lateral de Zelda II e retornando à perspectiva aérea do jogo original. The Legend of Zelda: A Link to the Past pegou tudo o que funcionou no primeiro jogo e melhorou. O jogo rapidamente ganhou reputação como um dos melhores do SNES e é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.
- The Legend of Zelda: Link’s Awakening
O primeiro jogo de Zelda lançado para um sistema portátil, The Legend of Zelda: Link’s Awakening, reproduziu fielmente a jogabilidade pela qual a série era conhecida, ao mesmo tempo em que oferecia uma experiência totalmente nova. Uma versão DX foi lançada para o Game Boy Color em 1998, adicionando gráficos coloridos e uma nova masmorra. Essa versão está disponível através do aplicativo Game Boy da Nintendo Switch Online. Antes da existência do aplicativo Game Boy, um remake de Link’s Awakening foi desenvolvido pela Grezzo e lançado no Nintendo Switch. Essa versão apresenta gráficos aprimorados, melhorias de qualidade de vida e novas Pedras de Câmara, que permitem aos jogadores criar suas próprias masmorras.
- The Legend of Zelda: Ocarina of Time
A era do Nintendo 64 trouxe Zelda para o 3D pela primeira vez com The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O jogo apresentou vários elementos popularizados por entradas anteriores, ao mesmo tempo em que trouxe a série firmemente para a era moderna. O lançamento do jogo inspirou décadas de debate sobre se era superior a A Link to the Past, e como o clássico do SNES, Ocarina continua sendo um dos jogos mais aclamados da série.
- The Legend of Zelda: Majora’s Mask
Lançado apenas dois anos após Ocarina of Time, Majora’s Mask apresentava jogabilidade similar à de seu antecessor, embora os jogos sejam significativamente diferentes. Majora’s Mask tinha um tom muito mais sombrio e apresentava algumas mecânicas controversas, incluindo um ciclo de jogo em que os jogadores eram forçados a voltar no tempo para evitar que o mundo de Termina fosse destruído por uma lua que caía. Esse aspecto tornou Majora’s Mask um dos títulos mais verdadeiramente únicos da série!
- The Legend of Zelda: Oracle of Ages/Oracle of Seasons
Lançados na época em que as versões duplas de Game Boy estavam na moda, The Legend of Zelda: Oracle of Ages e Oracle of Ages são únicos porque são realmente dois jogos completamente diferentes. Os jogos permitem que Link controle o tempo e as estações do ano, respectivamente. Depois de completar um dos jogos, os jogadores podem então fazer do segundo uma sequência e receberão elementos diferentes e um chefe final diferente como resultado.
- The Legend of Zelda: The Minish Cap
Em The Legend of Zelda: The Minish Cap, Link ganhou a habilidade de encolher de tamanho graças a um boné falante chamado Ezlo. A mecânica de encolher ofereceu novos lugares interessantes para os jogadores explorarem e uma nova espécie para interagir, conhecida como Picori. O jogo é cronologicamente um dos primeiros da série, acontecendo antes da estreia de Ganon. Como resultado, Link se encontra lutando contra Vaati, que apareceu pela primeira vez nos jogos Four Swords.
- The Legend of Zelda: Skyward Sword HD
Lançado originalmente no Nintendo Wii, The Legend of Zelda: Skyward Sword acontece antes de todos os outros jogos da série. Detalhando a origem da Master Sword, Skyward Sword se passa em uma área conhecida como Skyloft. Lançado tardiamente na vida do Wii, o jogo dependia muito dos controles de movimento do sistema. A versão para o Switch permite que os jogadores usem novamente essa mecânica através dos Joy-Cons no modo TV ou aproveitem uma nova opção de controle que foi adicionada.
- Hyrule Warriors: Definitive Edition
Tecnicamente falando, Hyrule Warriors: Definitive Edition é um spin-off de Zelda, em vez de um jogo principal da série. Como tal, os novos jogadores não devem esperar que o jogo jogue como um Zelda tradicional; em vez disso, o jogo é muito mais próximo da franquia
Dynasty Warriors, que também foi desenvolvida pela Koei Tecmo. No entanto, os fãs ardorosos de Zelda devem encontrar muitas coisas para gostar, já que o jogo permite que os jogadores escolham entre vários personagens secundários abrangendo a história da série, bem como diferentes versões de Link.
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Lançado junto com o Nintendo Switch, The Legend of Zelda: Breath of the Wild rapidamente se mostrou um dos jogos mais marcantes do console. Breath of the Wild remeteu ao Zelda original do NES, jogando os jogadores em um grande mundo com pouca orientação no início. Mais de seis anos após seu lançamento, Breath of the Wild ainda é considerado um dos melhores jogos do console e uma das joias da coroa da série Zelda.
- Cadence of Hyrule
Assim como Hyrule Warriors, Cadence of Hyrule não é tecnicamente um jogo de Zelda, oferecendo uma jogabilidade semelhante a uma franquia totalmente diferente. Desenvolvido pela Brace Yourself Games, Cadence of Hyrule apresenta uma jogabilidade baseada em Crypt of the NecroDancer da equipe. Ainda existem muitos elementos que devem ser familiares aos fãs de Zelda, e a perspectiva de cima para baixo faz com que pareça muito com A Link to the Past. Aqueles que têm dúvidas sobre o jogo podem experimentar uma demonstração na Nintendo eShop.
- Hyrule Warriors: Age of Calamity
Enquanto o primeiro Hyrule Warriors apresentava conteúdo de toda a série, Age of Calamity é focado inteiramente em Breath of the Wild. O elenco de personagens jogáveis de Age of Calamity inclui as versões de Link e Zelda, os Campeões de Hyrule e muitos outros rostos familiares de Breath of the Wild. Além do elenco de personagens jogáveis, o jogo faz um excelente trabalho em imitar o estilo de arte de Breath of the Wild e até apresenta itens retirados do jogo. Vale ressaltar que Age of Calamity acontece em uma história alternativa, portanto, os eventos do jogo não têm nenhum impacto real em Breath of the Wild ou Tears of the Kingdom.
- The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
O aguardado sequência de Breath of the Wild, Tears of the Kingdom pode oferecer uma experiência ainda melhor. A Nintendo melhorou quase todos os aspectos do jogo, adicionando novas mecânicas e novos locais para explorar. Desde o lançamento do jogo, jogadores criativos têm usado as habilidades Ultra Hand e Fuse do jogo para encontrar combinações incríveis e completar os quebra-cabeças do jogo.
Menções Especiais
Além dos títulos oficiais da série e spin-offs, a série The Legend of Zelda é representada em vários outros jogos no Nintendo Switch. Notavelmente, Super Smash Bros. Ultimate apresenta vários personagens jogáveis da série, bem como estágios baseados em vários jogos. Mario Kart 8 Deluxe tem Link como piloto jogável, além de uma pista baseada em Hyrule, onde moedas foram substituídas por Rupees. Link não aparece em Bayonetta e Bayonetta 2, mas ambos os jogos apresentam uma roupa baseada em seu traje, além de outros conteúdos temáticos de Zelda.
As referências a Zelda nem sempre se limitam a jogos publicados pela Nintendo; os usuários do Switch que jogam The Elder Scrolls V: Skyrim no sistema podem encontrar a Master Sword, o Hylian Shield e a Túnica de Link de Breath of the Wild! Diablo III: Eternal Collection também apresenta conteúdo temático de Zelda, incluindo um mascote Cucco, a armadura de Ganondorf e muito mais.
Esperamos que esta exploração pela vasta coleção de jogos da franquia The Legend of Zelda disponíveis no Nintendo Switch tenha despertado ainda mais a sua paixão por Hyrule e suas aventuras épicas. Lembre-se de compartilhar suas experiências conosco nos comentários abaixo, e fique atento para mais conteúdo emocionante sobre games e entretenimento no Blog da Taverna. Até a próxima jornada!
Siga-nos no Instagram