Quando Spider-Man: Across the Spider-Verse chegou aos cinemas, espectadores atentos notaram que havia duas versões ligeiramente diferentes do filme, com pequenos trechos de diálogo e animação alterados. Agora que o filme foi lançado para exibição doméstica por meio de plataformas de vídeo sob demanda, ainda mais coisas estão mudando – incluindo algumas linhas completamente retiradas – deixando os fãs se perguntando qual é o objetivo de todas essas pequenas mudanças.
O usuário do Twitter ChrisAGwrites, editor no Hollywood Handle, detalhou cerca de uma dúzia de diferenças que ele notou na versão digital do filme (embora pelo menos uma ou duas delas, incluindo a piada sobre a “musculatura bem definida” de Ben Reilly, fossem diferenças entre as duas versões exibidas nos cinemas).
A maioria das mudanças são apenas diferentes interpretações pelos atores, de Jason Schwartzman a Oscar Isaac. Uma coisa que parece ter realmente frustrado alguns fãs foi a remoção de uma das últimas falas de Miles Morales (Shameik Moore) no filme, quando ele diz a Miguel O’Hara (Isaac): “Estou indo para casa.”
Você pode ver as duas versões da cena comparadas abaixo.
As alterações feitas na versão exibida nos cinemas chamaram a atenção positivamente de quem assistiu ao filme, já que se encaixavam muito bem com a natureza multiversal da história em Spider-Man: Across the Spider-Verse, e o faziam de maneira sutil e inteligente. Com esta última rodada de mudanças, algumas das quais não são totalmente populares, mais fãs nas redes sociais estão se perguntando se isso tem menos a ver com criatividade e mais com os problemas nos bastidores que os animadores enfrentaram ao tentar produzir uma obra-prima em um prazo apertado.
Lá por junho, fontes anônimas supostamente ligadas à produção de Através do Aranha-Verso e Homem-Aranha: Além do Aranha-Verso sugeriram que era quase impossível que Além do Aranha-Verso cumprisse sua data de lançamento. A ideia original era fazer ambos os filmes ao mesmo tempo, mas os animadores estariam sob tanta pressão para aperfeiçoar Através do Aranha-Verso que além do Aranha-Verso ainda está muito longe de ser concluído. A Sony não comentou especificamente sobre a situação, mas a sugestão de que o filme provavelmente será adiado parece ter fundamento.
“É comum que executivos em uma produção tenham uma grande influência, mas geralmente eles não estão tão envolvidos quanto o Phil [Lord]. Como produtor, o Phil sobrepõe a todos os diretores”, disse um membro da equipe em uma entrevista à Vulture. “Eles obviamente estão encarregados da direção, mas se o Phil tem uma nota que contradiz a deles, a nota dele tem prioridade. Eles têm que fazer o que o Phil diz. Então houve mudanças constantes e cortes. Com Phil Lord, nada é realmente final ou aprovado. Nada estava realmente definido. Nada estava realmente pronto. Tudo estava sempre em constante movimento sob nossos pés, porque eles queriam que fosse o melhor que poderia ser.”
Outro afirmou: “Cerca de 90% das cenas no trailer não estão no filme. Nós reengenheiramos ou reanimamos, tivemos personagens diferentes fazendo a mesma coisa. Foi puramente uma sequência de ideias bacanas que eles nos fizeram juntar enquanto eles ‘descansavam’ a produção. Estávamos ‘ociosos’; foi assim que eles chamaram. E isso provavelmente foi o maior desmotivador para muitas pessoas: algumas delas foram levadas para Vancouver, alugaram um apartamento para trabalhar neste filme e depois ficaram de mãos vazias por talvez três meses.
A pior coisa que você pode fazer com um artista é contratá-lo e depois dizer a ele para não fazer nada. Essas pessoas estavam tipo, Como você espera que façamos esse grande filme em menos e menos tempo? Cada semana de ociosidade significava que mais tarde seria ainda mais insano. Uma avalanche de trabalho estava esperando.”
Fonte: Comicbook