Sword Art Online é um anime de 2012 baseado de uma light novel de Reki Kawahara, e a história começa com Kazuto Kirigaya (Kirito)aguardando o lançamento de um novo VRMMORPG porém tudo fica complicado logo no começo quando o criador do jogo aparece e avisa a todos os 10.000 jogadores que estão presos ali e a morte no game significa a morte no mundo real.
O anime se encaixa em muitas categorias como: ação, romance ou slice of life, mas no final ele acaba sendo um pouco de tudo porém de uma forma mais séria e dramática que um shounen. Começando pela ação ou melhor as partes de luta, SAO não deixa nada a desejar e tem com certeza uma das melhores animações dos últimos anos, lutas bem coreografadas, músicas durante os combates dando aquela adrenalina.
Agora o romance, o par romântico Kirito e Asuna são com certeza um dos casais mais famosos dos animes, apesar de alguns não gostarem do tempo em que se gasta com o desenvolvimento deles como casal, contudo esse desenvolvimento é parte importante da narrativa e cria uma empatia muito grande com eles.
E para mim uma parte também interessante mostrada é com o decorrer do tempo muitos desistiram de arriscar a vida tentando voltar e simplesmente decidiram viver ali, alguns se casam, outros abrem um negócio próprio, e até mercenários aparecem naquele mundo, dando mais dramaticidade.
A obra sempre é dividida em arcos, essa primeira temporada do anime é divido em dois arcos; o primeiro arco é o de Aincrad(do episódio 1 ao 14) e o segundo arco se chama Alfheim( do episódio 15 ao 25) e ele está disponível na Netflix e no Crunchyroll.