Apaixonado por arte, o ilustrador Alberto Alonso decidiu se dedicar na sua paixão depois que passou um tempo trabalhando no que menos gostava: preso em um escritório. Há cinco meses, começou com o trabalho de ilustrador apesar de saber das dificuldades de ser artista. Em seu Instagram (@albertoalonsoart), ele disponibiliza suas ilustrações para que o público use em jogos de RPG.
Desde quando você faz ilustrações?
Desde que eu consigo me lembrar hahaha. Desde pequeno me lembro de desenhar nos cadernos da escola entre a aula e a aula. Me relaxava e ao mesmo tempo estimulava muito a minha imaginação.
Quanto tempo leva para fazer uma arte?
Depende muito do estilo. Neste momento estou numa fase em que quero inovar e experimentar novos estilos e ferramentas que demoram mais tempo. As ilustrações que faço são tão variadas que é difícil dizer uma média de tempo. Pode levar de um dia a uma semana
Por exemplo, agora eu tenho que fazer uma ilustração que estimo que levará entre 2 e 3 semanas (e eu sou uma pessoa otimista).
Recentemente, você decidiu fazer ilustrações para outras pessoas usarem em seus jogos de RPG. De onde veio essa disponibilidade?
Sim, tenho um projeto em execução agora em que faço upload de coisas gratuitas, como blocos de personagens, miniaturas de papel e muitas outras coisas para jogadores de RPG. Faço isso como forma de agradecer a todas as pessoas que estão me apoiando e ajudando a divulgar minha arte pelo Instagram. Para mim é ótimo porque é um tema que adoro e gosto muito.
Por quanto tempo você pretende continuar com a iniciativa de ilustrar para jogos?
O tempo que puder, desde que as pessoas gostem. Como resultado deste projeto, tenho recebido muitos pedidos de clientes que querem seus próprios designs de personagens personalizados com seus rostos ou ilustrações fantásticas em que aparecem e é algo que me emociona porque significa que o que eu faço faz sentido para eles e que gostem a ponto de querer algo mais personalizado.
Para os personagens, você pega alguma referência de filmes ou outros jogos?
Sim, acho que sim. Sempre joguei jogos em miniatura, RPG e temáticos de fantasia, simplesmente adoro! E é claro, como muitos de vocês, também vi todos os filmes desse gênero. Sempre fui fascinado por histórias, designs de personagens e cenários de mundo de fantasia porque não há limite para a imaginação.
Então, depois de estar continuamente absorvendo este tipo de informação, é normal que eu tenha muitas referências na minha cabeça inconscientemente e que elas saiam como um redemoinho quando eu pego uma caneta.
Houve grandes criadores, pintores ilustradores, cineastas… que capturaram lindas ideias, ideias que se infiltraram em meu cérebro, ideias que eu gostei e fizeram de mim quem eu sou. Todos eles, sem exceção, foram minhas referências e devo a eles tudo o que sei.
Qual mensagem você gostaria de deixar aqui para o público brasileiro e os artistas brasileiros?
Quero parabenizar o público brasileiro por ter uma comunidade extraordinária de jogadores, muito ativa e agradecida. Que possamos continuar a desfrutar dos jogos de RPG como bem sabemos!
Graças às redes sociais, posso acompanhar a trajetória de muitos outros artistas brasileiros e devo dizer que seu trabalho é impressionante e cheio de personalidade. E essa é a chave para uma ilustração: conte uma situação do seu próprio jeito, do fundo do seu ser. Você é uma pessoa muito inteligente, próxima e enérgica e seus melhores trabalhos são aqueles que refletem sua qualidade como pessoa.