Olá. Aventureiros!
Para os fãs de uma boa leitura a Bienal Internacional do Livro retorna em SP em julho de 2022 trazendo aquela nostalgia de participar de eventos e prestigiar o trabalho dos experientes autores e também dos mais novos.
O evento retornou no Rio de Janeiro dos dias 03 a 12 de dezembro trazendo vários autores e artistas como Karen Soarele , Raphael Draccon, Leonel Caldela, André Vianco, Junji Ito, Whindersson Nunes, Mauricio De Sousa, Fernanda Montenegro, Antonio Fagundes e entre outros.
História da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
A primeira Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu entre 15 e 30 de agosto de 1970, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, decorrência de um projeto que se iniciou na década de 1950. Nessa época, mais precisamente em 1951, com o intuito de introduzir no país a tradição europeia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália, a CBL promoveu a primeira Feira Popular do Livro, na praça da República.
A experiência foi retomada em 1956 e deslocada para o Viaduto do Chá, ponto ainda mais central da capital paulista e de grande fluxo de pedestres. O projeto foi ganhando corpo e novos adeptos. Em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, foi promovida a primeira Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas, evento que se repetiu em 1963 e 1965. Eles serviram de ensaio para a primeira Bienal Internacional do Livro bancada exclusivamente pela CBL, em 1970.
Em 1996, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar um maior conforto ao público. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela deixou o Center Norte e foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), onde foi realizada até 2004.
A partir de 2006, a Bienal do Livro de São Paulo passa a ser organizada no Parque Anhembi, junto à Marginal Tietê no distrito de Santana.
Em 2008, na sua 20ª edição, a Bienal apresentou um projeto inédito no país: um livro colaborativo através da Internet, o Livro de Todos, que teve o primeiro capítulo escrito pelo renomado escritor Moacyr Scliar e editado pelo jornalista Almyr Gajardoni. O livro teve a colaboração de 173 internautas e o site do projeto foi visitado por 14.238 internautas. Com 18 capítulos, o livro foi publicado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo com capa do desenhista Maurício de Sousa.
Em 2018 aconteceu a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo aconteceu de 03 a 12 de Agosto de 2018 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, trazendo mais de 600 mil visitantes, com grande oferta de livros e uma programação mesclando vários estilos de leitura para os visitantes.
Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma boa oportunidade de conhecer novos autores e também conversar e dividir experiências.
O evento acontecerá de 02 a 10 de julho na Expo Center Norte; os ingressos não foram liberados, mas o Link está disponível para que seja avisado quando estará disponível as vendas.
Ingressos para Bienal do Livro 2022
Em São Paulo o Evento ainda não liberou a informação sobre os convidados mas logo passaremos mais informações no site e em nossas redes Sociais.
Para acompanhar a Bienal do Rio você pode acessar o site para mais informações