Muitos na indústria de videogames estão criticando o CEO da Epic Games, Tim Sweeney.
Hoje cedo, foi relatado que a Epic Games havia cortado 16% de seu quadro de funcionários, o que se traduz em cerca de 870 funcionários. Relatórios de Jason Schreier da Bloomberg indicam que o desenvolvedor do Fall Guys, Mediatonic, “foi duramente atingido” pelas demissões, embora o estúdio não tenha sido fechado. Além das demissões, a Epic Games também anunciou que está se separando de algumas das empresas que adquiriu ao longo dos anos; O Bandcamp está sendo vendido, enquanto a SuperAwesome, uma empresa de publicidade, se tornará independente.
“Já faz algum tempo que gastamos muito mais dinheiro do que ganhamos, investindo na próxima evolução da Epic e no crescimento do Fortnite como um ecossistema inspirado no metaverso para criadores. demissões, mas, em retrospecto, vejo que isso não era realista”, escreveu o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, em um e-mail aos funcionários.
“Embora Fortnite esteja começando a crescer novamente, o crescimento é impulsionado principalmente pelo conteúdo do criador com participação significativa nas receitas, e este é um negócio de margem menor do que tínhamos quando Fortnite Battle Royale decolou e começou a financiar nossa expansão. uma grande conquista, mas significa uma grande mudança estrutural para a nossa economia.”
Após o anúncio, muitos na indústria de videogames responderam às demissões com frustração nas redes sociais. Embora Sweeney culpe a transição do Fortnite para um “ecossistema inspirado no metaverso” como o motivo das demissões, muitos outros atribuíram a culpa aos pés do CEO.
“Como você pode estragar o dinheiro do Fortnite ? Bem, exalte seu próprio aroma na construção do metaverso, trave uma guerra invencível no Steam e enfureça os reguladores com padrões sombrios no valor de US$ 250 milhões”, escreveu Jeff Grubb, do Giant Bomb.
“Eu amo muito esta indústria, mas as empresas que se gabam para seus investidores em divulgação de resultados em um minuto e depois demitem metade de sua equipe no minuto seguinte parecem tão desprezíveis”, escreveu Alanah Pearce, da Sony Santa Monica.
Enquanto isso, Paul Tassi, da Forbes, destacou os gastos da Epic com honorários advocatícios na batalha da empresa com a Apple. A Epic Games quebrou os termos de seu contrato com a Apple em 2020, em uma ação que fez com que Fortnite fosse removido da App Store. A Epic Games levou a Apple ao tribunal por causa da mudança e perdeu, mas o próprio e-mail de Sweeney hoje indica que a empresa ainda está “continuando a luta contra os monopólios e impostos de distribuição da Apple e do Google, para que o metaverso possa prosperar e trazer oportunidades para a Epic e todos os outros desenvolvedores .”
Fonte: ComicBook