É quase uma regra não escrita dos jogos de RPG que o paladino do grupo não vai se dar bem com o ladino do grupo. Sempre achei isso meio triste, afinal, as classes tem nomes parecidos, eles deviam ser amigos. Porém, apesar de ser quase um clichê das mesas, ainda pode ser difícil conciliar o role play do jogo em equipe com dois personagens da party se antagonizando.
Existem várias técnicas que você, como mestre, pode usar para impedir isso de acontecer. A mais óbvia e mais usada é colocar um inimigo em comum. É claro que como uma party de RPG, eles já têm vários inimigos em comum, mas o que eu estou dizendo é uma ameaça imediata em comum. O melhor exemplo que eu posso dar é algo que eu fiz em uma mesa minha. O ladino e o paladino, que se odiavam, caíram numa mesma armadilha. Eles tiveram que lutar contra criaturas muito mais poderosas que eles, quase morreram, mas continuaram vivos. Eu até propositalmente roubei um pouco para o meu lado, fazendo o paladino cair primeiro, para que o ladino se visse obrigado a salvar sua vida. Funcionou muito bem e os dois se tornaram amigos inseparáveis. Até o ladino morrer umas duas sessões pra frente.
Mas se você quer algo menos óbvio, você pode forçar os dois personagens a competirem, de fato, mas com honra. O fato deles não gostarem um do outro não precisa significar que eles não se respeitam. Você, como mestre, é os olhos dos personagens. Pelas suas palavras, os jogadores sabem o que eles sabem sobre os personagens. Você pode dizer, no exemplo anterior, que o ladino observa como o paladino é ágil com a espada mesmo com a armadura. O paladino pode notar como o ladino é forte, apesar de menor. Essas coisas farão que eles se respeitem, e mesmo que se odeiem, trabalhem juntos para continuar mostrando um para o outro quem é o melhor.
Algo que é muito importante lembrar é que se você está tendo todo esse trabalho para explorar o role play desses dois jogadores em específico, também trabalhe as questões dos outros jogadores da mesa. Para mim, a mesa de RPG ideal tem quatro jogadores. Justamente porque eu gosto de explorar o background e personalidade de todos os personagens. E se você vai dar atenção a mais para os personagens antagonistas, é bom que você também dê chances para os outros interpretarem coisas legais também.
Mas como você tira interpretação de um personagem simplório com duas linhas de background que se comporta como uma porta? Bem, semana que vem eu te conto…