A E3 está oficialmente morta

A E3 está oficialmente morta

Era questão de tempo, mas a convenção de jogos anualizada E3 está agora oficialmente morta. Após o cancelamento da E3 em 2020 devido à pandemia global, o evento retornou em formato totalmente digital em 2021. Desde então, o grupo por trás da E3, a Entertainment Software Association (ESA), teve duas tentativas fracassadas em 2022 e 2023 de trazer o show de volta ao seu local típico no Los Angeles Convention Center. Agora, em vez de tentar outro ressurgimento em 2024, a ficha da E3 está sendo puxada.

Em uma mensagem postada nas redes sociais nesta manhã, foi confirmado que a E3 é coisa do passado. Após começar em 1995, a última iteração do show será a de 2021. A ESA não forneceu muitos detalhes sobre por que optou por encerrar a E3, mas a exposição vinha perdendo interesse de seus parceiros ao longo de vários anos. Como muitos editores de jogos não estavam mais interessados em participar da E3, a ESA optou por desistir de tentar realizar o evento.

“Depois de mais de duas décadas servindo como um ponto central para a indústria de videogames, a ESA decidiu encerrar a E3”, disse uma mensagem da entidade postada nas redes sociais. “A ESA permanece focada em defender as empresas membros da ESA e a força de trabalho da indústria que impulsiona impactos culturais e econômicos positivos todos os dias.”

Muito antes de a pandemia atingir e causar o cancelamento da E3 em 2020, a Electronic Entertainment Expo já estava se tornando uma sombra do que era. Enquanto a E3 costumava ser um local onde praticamente todos os desenvolvedores e editores de jogos compareciam, parceiros importantes começaram a se retirar do show com o tempo. Empresas como Electronic Arts, PlayStation e Xbox haviam optado por parar de comparecer à E3 até 2020 ou haviam mudado para realizar seus próprios eventos fora do local.

Com isso em mente, se a E3 alguma vez fosse fazer um grande retorno, precisava evoluir de alguma forma. Uma dessas evoluções da E3 estava planejada para acontecer em 2023, pois a ReedPop foi escolhida para criar um novo formato para a convenção. No entanto, a E3 2023 nunca se concretizou, já que vários editores de jogos desistiram do evento, o que forçou a Entertainment Software Association a cancelá-lo mais uma vez. Apenas alguns meses depois, esse cancelamento resultou no fim permanente da E3, causando tristeza em muitos que adoravam o show.