Escrevendo suas aventuras

Escrevendo suas aventuras

Salve, salve meus caros aventureiros, aventureiras e aventureires.

Muitos narradores se perguntam: como eu começo a minha mesa? Eu diria começando, mas além de ser ridículo de minha parte, não explicaria muita coisa. Então vamos tentar do jeito mais tradicional. Vale lembrar que essa é apenas mais uma das infinitas formas de criar uma história e foi a que mais deu certo no decorrer das minhas diversas experiências de narrativa.

Bom, acho que o primeiro passo é se perguntar qual estilo de jogo se sente mais confortável para iniciar: fantasia, horror, ficção, aventura… Não esquecendo de como será esse recheio: de aventureiros que lutam com dragões, uma fantasia mais pé no chão ou um bando de humanos comuns explorando o espaço. Depois de adquirir essas respostas, veja qual sistema de regras melhor auxilia nas escolhas que fez. Essa é uma decisão importante, uma boa dica é conversar e ver o que mais agrada a mesa.

Decidida a primeira parte, podemos começar a desenvolver a segunda. Como será essa história? Isso quem decide é você! Minha proposta aqui é ajudar nessa organização. Eu uso o programa OneNote, da Microsoft, e é nele que vou me basear na explicação. Se você prefere outra ferramenta, use-a, basta seguir os passos abaixo que a funcionalidade não será afetada. Abaixo irei descrever cada etapa, então vamos lá!

1 – Crie seu bloco de anotações

Nessa parte, coloque o nome de sua campanha. Se você for um narrador que tenha mais de uma mesa, isso ajudará bastante.

2 – Diretrizes

Dentro do bloco, crie a sua primeira seção: Diretrizes. Nela você acomodará sua proposta, o que entra ou não no conjunto de regras, quais são as adaptações que serão feitas (as famosas regras da casa), quais raças e classes estarão disponíveis, assim como o material de aponho que será usado, se houver. Em resumo, aqui você manterá a real proposta do jogo.

3 – Personagens

Essa nova seção serve para você fazer anotações pertinentes aos personagens dos jogadores, suas características básicas, vantagens, desvantagens, qualidades, habilidades, defeitos… Tudo o que poderá ser usado para o bem ou o mal. De um modo geral, isso ajuda no apego aos personagens. Crie uma página para cada um deles.

4 – NPC’s (ou PNJ’s – personagens não jogadores)

Mais uma seção ou aba, como preferir chamar, aqui entram as informações dos personagens que apareceram, estão presentes ou ainda aparecerão no decorrer das aventuras. Serve para dar vida a sua mesa, além de uma pequena descrição, dê aquele sopro de vida descrevendo um pouco do seu jeito de agir, falar e pensar. Como na seção de Personagens, crie uma página para cada um, pois ajudará na sua localização. Uma dica legal e proveitosa é colocar um emoji que possa identificar sua atual condição: como uma caveira para personagens que já morreram.

5 – Vilões

É claro que a seção de vilões não poderia ser ignorada. Aqui ficam alocados os personagens que os jogadores já sabem que são seus inimigos, mas nada impede que os outros NPC’s possam parar aqui em outros momentos ou mesmo sair desse estado. Tudo dependerá do desenrolar das histórias. Siga a mesma regra de detalhes da seção anterior.

6 – Anotações

Nessa seção entram as anotações gerais, tanto do que ocorreu na mesa ou algumas ideias que porventura possam ser usadas em aventuras futuras. Separe os assuntos ou ideias por páginas diferentes para ter um melhor aproveitamento.

7 – Últimas Sessões

Aqui colocamos os esqueletos das aventuras. É interessante deixarmos duas sessões aqui, a que foi jogada e a que irá acontecer, a primeira servirá para ter um resumo dos acontecimentos anteriores e a segunda servirá de guia para o bom andamento do jogo. Não fique preso a essas anotações, lembre-se que o improviso existe e que a diversão é a parte mais importante dentro de um RPG. Sendo assim, se sentir que o conteúdo não está dando certo, substitua-o. Atualize a página no final da aventura para saber o que foi feito pelos personagens jogadores e não jogadores.

8 – Diário de Aventuras

Nessa seção final ficam armazenadas todas as aventuras, é basicamente o seu material de consulta ou seu “arquivo morto”, como preferir chamar. Aqui entram todas as sessões de jogo que não pertencem mais ao item anterior. É a única parte que começa em branco e termina com a maior quantidade de informações.

Como podem ver, essa é uma de minhas mesas, mais especificamente a mesa de Eamam que rola lá no Café com RPG, estamos de recesso e voltaremos no mês de março. Temos o Bloco de Anotações: Eamam RPG, todas as seções citadas nos parágrafos acima e dentro dessa seção: Personagens, temos a divisão de páginas contendo informações básicas sobre cada um deles.

Espero ter ajudado com a matéria, qualquer dúvida é só chegar e perguntar. Se quiserem mapas para futuras aventuras, eu disponibilizo todos os que são usados no streaming gratuitamente. Vocês podem obter todas as informações no meu Instagram: @rmendoncavenancio.

Um forte abraço e até aproxima!