Gamescom Latam 2024

Gamescom Latam 2024

A Gamescom Latam é uma colaboração monumental entre renomadas entidades: Koelnmesse, responsável pela Gamescom na Alemanha e Singapura; a game (Associação Alemã da Indústria de Jogos), BIG Festival, o principal festival de games da América Latina, e a Omelete Company, um gigante no universo da cultura pop no Brasil teve sua edição lançada para a impressa no dia 26/07.

Gamescom Latam 2024 teve liberação para a Imprensa no dia 26/07 e trouxe grande marcas como a Nintendo e a Ubisoft, além da área Indie que foi um dos destaques do evento e dos Board Games.

106 jogos independentes expostos representando mais de 30 países, concorrendo ao prêmio de melhor game da feira, em diversas categorias. Organizados por ordem alfabética. Taiwan, Argentina, Uruguai, Brasil, EUA, França, Suécia, Dinamarca, Espanha, Polônia, dentre outros.

Abaixo um resumo feito pelos Colunistas Willian e Keller:

A Gamescom Latam deste ano destacou-se pela sua vasta gama de jogos disponíveis para teste, com uma atenção especial aos jogos independentes. O evento proporcionou um espaço generoso para desenvolvedores independentes, incluindo estudantes de desenvolvimento de jogos, para apresentarem seus trabalhos. Essa ênfase nos jogos indie foi um dos pontos altos do evento, demonstrando o compromisso da Gamescom Latam em apoiar e promover novos talentos na indústria de jogos.

Gamescom Latam 2024
Créditos Willian Rodrigues

No primeiro dia, o ambiente estava tranquilo, permitindo que os participantes tivessem a oportunidade de experimentar uma ampla variedade de jogos sem enfrentar grandes filas. A praça de alimentação também foi de fácil acesso, embora exista uma preocupação sobre se ela conseguirá atender à demanda nos dias subsequentes, quando o público deve ser maior.

A sala de imprensa, apesar de funcional, poderia oferecer mais comodidades, servindo apenas café e sanduíches simples. A ausência de translado para a imprensa foi notada, o que poderia ser um ponto de melhoria para futuras edições.

Embora a presença de grandes marcas tenha sido um pouco limitada, com algumas notáveis ausências, como a da Ubisoft e seu novo título da série Assassin’s Creed, a diversidade e a qualidade dos jogos indie compensaram essa lacuna.

No geral, a Gamescom Latam proporcionou uma experiência rica e diversificada para os amantes de jogos, com um foco inspirador no futuro da indústria através do apoio aos desenvolvedores independentes.

Willian Rodrigues
Gamescom Latam 2024

As primeiras impressões foram as melhores possíveis. Desde a disposição e mapeamento das seções ao atendimento prestado pela equipe de apoio em todos os setores, a Gamescom Latam chegou para ficar. Excelente direcionamento e apoio para os estúdios desenvolvedores tupiniquins e tratamento de ouro para jogos desenvolvidos (ou em desenvolvimento) por estúdios de várias nacionalidades, com representantes de todos os continentes do globo terrestre.

Destaque do 1° dia: ilustrador Zairos. Autor da parte gráfica do Kalymba RPG.
“Not so good” do 1° dia: espaço reduzido para artistas no Artist’s Alley (menos de 12).

Keller

Sobre a gamescom latam

A gamescom, o maior evento do mundo de computadores e videogames e a maior plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos, chegou também na América Latina. Em 2024, a gamescom latam acontece em São Paulo, Brasil, de 26 a 30 de junho.

A gamescom latam BIG Festival, maior festival de games da América Latina, acontecerá no evento. O evento é organizado em conjunto pela Koelnmesse, Omelete Company, BIG Festival e licenciado pela game.