Guia de Jogo: Dungeon World

Guia de Jogo: Dungeon World

Dungeon World é um sistema de RPG criado por Sage Latorra e Adam Koebel em 2012, e lançado no Brasil no mesmo ano pela Secular Games.

Com um foco voltado para narrativa, com um sistema simples para novatos, e dinâmico para veteranos.

O sistema consegue ser bastante cativante, não focando tanto em regras:
Como rodadas de conjuração, fadiga, se importar com grids, fluindo até melhor através da criatividade e do imaginário.

O sistema possui atributos base, Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria, Carisma, possuindo pontuações bases, de 16, 15, 13,12,9,8 para você já distribuir em seus atributos.

Dungeon World é projetado para aventuras curtas, seu level máximo é 10, quando completar sua xp para o level 11 é o fim da aventura

Por isso seus modificadores vão no máximo aos 3 pontos:

Pontos de atributo/ Modificadores/Representação
18/3/ Você é um prodígio.
17-16/ 2/ Você é acima da média.
15-13/1/ Você é bom nisso.
12-9/0/ Você é alguém comum.
8/-1/ Você é bem ruim para isso.

Quando um jogador fala o que está fazendo, ele usa de sua criatividade para descrever do melhor jeito possível o que o personagem dele está fazendo na cena e isso pode ativar o que o livro chama de movimento

Que é mais uma mecânica para descobrir como a cena se desenrola do que saber apenas se o personagem conseguiu ou não escalar uma muralha ou acertar um inimigo.

Ele então rola um dado somando o bônus de atributo que o Movimento indica e pode ter os seguintes resultados de forma simplificada descrita abaixo:

Guia de Jogo: Dungeon World
  • Se o resultado for um total de 10+: O personagem realiza o que queria com sucesso;
  • Se o resultado ficar entre 7-9: O personagem consegue o que queria fazer, porem haverá um preço;
  • Caso tirar 6-: O personagem falha ou algo ruim acontece e ele ganha XP.

As ações:
Você decide atacar uma fera, então você vai Matar e Pilhar;
Fez algo imprudente? Então você irá Desafiar o Perigo com base na ação, você vai utilizar o modificador;
Para chamar a atenção de uma criatura, para criar uma brecha para seu grupo atacar ela, você vai Defender.
Quando mirar com uma arma a distância ou arremessar você irá Disparar.
Se você precisa pechinchar algum item, ou trocar informações você vai Negociar.
Quando te consultarem para falar sobre seu conhecimento, você vai Falar Difícil.
E para entender o que está acontecendo durante a ação, você vai Discernir a Realidade.

Guia de Jogo: Dungeon World

As classes são: Bárbaro, Guerreiro, Paladino, Ladino, Patrulheiro, Bardo, Mago, Druida, Clérigo e o Imolador.

Cada classe possui movimentos básicos e movimentos avançados, algumas das classes podem ter movimentos de multiclasse.

Exemplo:
O Patrulheiro pode pegar um movimento avançado chamado “Deuses em meio à desolação” que lhe concede level de clérigo, inferior ao level atual do Patrulheiro.

O Sistema é dedicado a aventuras épicas de curto período.

Por isso possui alguns momentos sujeitos a interpretação o que pode ocasionar em falhas, Porém é um dos sistemas mais divertidos que eu já joguei…

Boa Quest! Meus caros aventureiros.

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