O suspeito do incêndio criminoso da Kyoto Animation foi condenado à morte pelo incidente de 2019.
Em 2019, o mundo do anime virou de cabeça para baixo depois que a Kyoto Animation foi atacada . O querido estúdio foi alvo de um incendiário, e o incêndio matou 36 pessoas e feriu dezenas de outras. Durante anos, o suspeito por trás do incêndio criminoso da Kyoto Animation está sob custódia e seu julgamento começou para valer no ano passado. Agora, os tribunais decidiram e Shinji Aoba foi condenado à morte pelos seus crimes.
A informação vem do Japan Times , uma vez que o Tribunal Distrital de Quioto revelou hoje a sua decisão. Aoba, 45 anos, foi formalmente condenado por atear fogo a um dos estúdios da Kyoto Animation. Em julho de 2019, o crime chocante destruiu vidas e deixou o próprio Aoba gravemente ferido. Após tratamento médico e vários atrasos devido à COVID-19, o julgamento contra Aoba começou no ano passado e agora o juiz Keisuke Masuda considerou o homem culpado.
De acordo com documentos judiciais, Masada acredita que Aoba “não era louco nem débil mental” durante o incêndio criminoso. Como tal, o culpado pode assumir a responsabilidade pelos seus crimes. Esta decisão abriu caminho para a sentença de morte de Aoba, que não é vista com frequência no Japão.
Embora muitas nações já não permitam a pena capital, o Japão manteve a pena de morte. Não é de forma alguma uma sentença típica, já que menos de 100 pessoas foram executadas no Japão desde 2000. A sentença de morte mais recente foi executada em julho de 2022 para Tomohiro Kato, a pessoa por trás do massacre de Akihabara em 2008. Neste momento, há 107 presos no corredor da morte no Japão, e agora essa lista será ampliada com Aoba.
Neste momento, a Kyoto Animation não divulgou nenhuma declaração sobre a sentença. Anos se passaram desde o trágico incêndio criminoso e o estúdio ainda sofre com a perda. Com mais de 60 vítimas, o incêndio criminoso da Kyoto Animation marcou um dos eventos mais mortíferos no Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Não há como negar a sua tragédia, e agora o sistema legal aplicou uma punição ao responsável pelo acontecimento mortal.
Fonte: ComicBook