O lendário quadrinista John Romita Sr. faleceu aos 93 anos . A notícia foi dada na noite de terça-feira pelo filho de Romita, também quadrinista John Romita Jr. , que confirmou que faleceu pacificamente durante o sono na segunda-feira, 12 de junho. Romita teve uma carreira ilustre na esfera dos quadrinhos de super-heróis , co-criando personagens amados como Mary Jane Watson, Wolverine e The Punisher.
“Digo isso com o coração pesado, meu pai, John Romita Sr. faleceu pacificamente durante o sono nesta manhã de segunda-feira”, diz o post. “Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. Por favor, mantenha seus pensamentos e condolências aqui em respeito à minha família. Ele foi o melhor homem que já conheci.”
Nascido em 24 de janeiro de 1930 no Brooklyn, Nova York, Romita se formou na Escola de Arte Industrial de Manhattan em 1947 e recebeu seu primeiro trabalho pago (para o Manhattan General Hospital) com apenas 17 anos. empresa, ele tropeçou em um emprego como artista fantasma na Timely Comics, a precursora da Marvel Comics.
Ele continuou a trabalhar na Timely e em sua outra sucessora pré-Marvel, a Atlas Comics, mesmo enquanto estava alistado no Exército dos Estados Unidos. Seus primeiros trabalhos na época incluíram um renascimento de 1953-1954 do Capitão América, que levou à criação de M-11, o Robô Humano.
Durante a década de 1950, Romita também fez trabalhos não creditados para a DC, antes de mudar para a empresa exclusivamente em 1958, e trabalhar em títulos de romance como Young Love e Girl’s Love Stories .
Ele então voltou para a Marvel em 1966, logo sucedendo o co-criador do Homem-Aranha Steve Ditko em The Amazing Spider-Man # 39 após a briga de Ditko com Stan Lee. Durante a gestão de John Romita Sr no livro, tornou-se o título mais vendido da empresa e apresentou personagens agora lendários como Mary Jane Watson, The Rhino, The Kingpin, The Shocker e George Stacy.
Ele passou a contribuir para 56 edições consecutivas do título principal, inúmeras capas icônicas, bem como vários formatos de revistas e spinoffs de jornais.