Dia 21 de Julho foi lançado a edição física do suplemento “Mythic Odysseys of Theros” para Dungeons and Dragons, Míticas Odisseias de Theros em uma tradução livre. Carregando o nome “Odisseia”, é claro para um fã do assunto que o cenário reflete mitos gregos. Maiores conhecedores saberão também que Theros é um cenário de Magic, The Gathering, o jogo de cartas da mesma empresa.
MoT é um suplemento que coloca os aventureiros acima dos estados simples das classes. Eles são heróis. Além de simplesmente aventureiros, são campeões dos deuses. Logo na criação de personagem, um aventureiro de Theros já começa com seus Dons Sobrenaturais, que os diferem de aventureiros de outros cenários. Além disso, o próprio suplemento recomenda adaptações nas sessões de Ideais, Vínculos e Fraquezas, aconselhando os jogadores a interpretarem seus ideais de maneira gloriosa, como a sua motivação para ser um herói, seus vínculos serem lendários e unidos aos deuses de alguma maneira e suas fraquezas serem trágicas, além de simples vícios, para algo que realmente possa causar discórdia entre o personagem e os deuses.
Até aqui, podemos ver como MoT está focado na interação entre deuses e mortais. Até mesmo aqueles que fogem disso devem ter uma razão para tal (e provavelmente vão pegar o Dom Sobrenatural Iconoclasta), o que é muito bem vindo para um cenário baseado na mitologia grega.
O segundo capítulo do suplemento trás o necessário para compreender os deuses. Cada um dos quinze deuses é apresentado de maneira sucinta e completa. Curioso notar que um dos deuses apresentados está atualmente “morto” no cenário atual de Theros em Magic, the Gathering. Além de informações de cenário e história, o capítulo também apresenta regras para desenvolver bençãos dos deuses. Cada herói em Theros pode ser campeão de um dos deuses, e seus feitos podem gerar pontos de Devoção. Quanto maior a Devoção, melhores serão as bençãos. Com 25 de Devoção, o deus aumenta um de seus atributos em +2, assim como o máximo limite daquele atributo. Ou seja, bárbaros com 26 de Força são possíveis agora.
Fora isso, o livro também contém tabelas para criações de aventuras baseada nos deuses, vários textos sobre o mundo de Theros e as três grandes Polis, que representam os reinos nesse cenário. O suplemento inclui uma aventura para personagens nível 1 interessante e também novos monstros para serem usados em Theros, incluindo monstros de níveis “Míticos”.
MoT é um suplemento bem refrescante para o Dungeons and Dragons. As regras de devoção divina são novas adições poderosas, com mecânicas ainda pouco exploradas pela Wizards of the Coast, desenvolvedora do jogo. É provável que muitos mestres adaptem as regras de devoção para funcionarem com deuses diferentes dos de Theros (e esperem regras adaptadas desse tipo na coluna Dicas de Mestre).
O mapa de Theros deixa a desejar, sendo bege e pouco detalhado, além de consideravelmente pequeno com comparação a outros cenários. Em ritmo de viagem rápido, os personagens podem ir de uma ponta a outra do mapa conhecido em uma semana. Isso pode-se dar ao fato de que o mapa simula a Grécia Antiga, que também não é grande.
Em certo momento do capítulo três, que trata do mundo e território de Theros, fala-se sobre gênero na polis chamada de Setessa. O texto indica que homem e mulher representam conceitos complexos para a sociedade de Setessa, dando exemplo de um personagem transexual. Em tradução livre, o trecho se lê: “Alguns homens começaram a peregrinar depois de passar vários anos identificados como mulheres”. No mesmo capítulo, é dito que os homens de Setessa são enviados nessa peregrinação quando fazem quatorze anos, dando a entender que esses homens que eram identificados como mulheres são transsexuais que fizeram sua peregrinação mais tarde, pois não se descobrirem homens antes dos quatorze anos.
Isso é interessante em vista da nova ideia da Wizards of the Coast de tornar o jogo mais inclusivo. Vários textos já foram publicados sobre a vontade de expandir o que significa a identidade dos personagens, com ideias para mudar os modificadores de atributo das raças como regra variante, mecânica já testada com os tiferinos.
Em suma, Mythic Odysseys of Theros é um suplemento excelente para mesas e aventuras com grandes heróis, campeões dos deuses. Posso dizer por experiência própria que estava bem próxima de abandonar o Dungeons and Dragons e migrar completamente para o Tormenta20 antes desse lançamento. As regras de campões dos deuses precisam ser adaptadas para comportar outros deuses, e com o futuro lançamento sobre Auril, a Deusa do Inverno, eu espero que tenhamos mais dessa mecânica pela frente. E eu finalmente posso jogar de Sátira.
Ataque a Meletis, um conto não oficial no cenário de Theros.