O jogo multiplayer de The Last of Us foi oficialmente cancelado. The Last of Us é uma das franquias de videogame mais amadas e, sem dúvida, a obra-prima da PlayStation. Embora existam outras franquias massivas como God of War e Spider-Man, o sucesso desses dois jogos e da nova série da HBO significa que The Last of Us transcendeu o sucesso nos jogos e é agora uma IP querida no mundo geral do entretenimento.
Enquanto a maioria ama The Last of Us por sua história e personagens ricos, a Naughty Dog também apresentou uma jogabilidade muito forte, especialmente no segundo jogo. O primeiro jogo contava com um modo multiplayer conhecido como Factions, que combinava a jogabilidade ágil com um ambiente PvP, resultando em uma experiência online brutal, diferente de qualquer outra.
O The Last of Us Part II estava destinado a ter um sucessor para esse modo, mas a decisão foi tomada de transformá-lo em seu próprio jogo.
Depois de anos de espera, tudo o que obtivemos foi algum conceito artístico e detalhes muito vagos. No início deste ano, foi relatado que o jogo multiplayer de The Last of Us estava sendo pausado devido a alguns problemas de desenvolvimento, mas não foi cancelado de vez. Infelizmente, as coisas mudaram, e a Naughty Dog confirmou oficialmente que o jogo multiplayer de The Last of Us foi cancelado. A Naughty Dog lançou um post em seu blog explicando a difícil decisão de cancelar o jogo.
Em última análise, a Naughty Dog revelou que o escopo e a escala do jogo multiplayer de The Last of Us exigiriam que o estúdio mobilizasse todos os recursos para dar suporte ao jogo e uma quantidade significativa de recursos seria gasta apoiando-o anos após o lançamento. Isso significaria que menos esforço poderia ser dedicado ao desenvolvimento dos jogos para um único jogador pelos quais o estúdio é conhecido. Assim, a Naughty Dog optou por continuar fazendo os jogos que os fãs amam e cancelar o jogo multiplayer de The Last of Us.
“Na fase de produção total, a amplitude massiva de nossa ambição ficou clara”, disse a Naughty Dog. “Para lançar e dar suporte ao The Last of Us Online, teríamos que direcionar todos os nossos recursos do estúdio para dar suporte ao conteúdo pós-lançamento por muitos anos, impactando severamente o desenvolvimento de futuros jogos para um jogador. Portanto, tínhamos dois caminhos à nossa frente: nos tornarmos exclusivamente um estúdio de jogos ao vivo ou continuar focando em jogos narrativos para um único jogador que têm definido a herança da Naughty Dog.”
A Naughty Dog também observou que aplicará seus aprendizados e a tecnologia do que chamaram de “The Last of Us Online” aos seus jogos futuros. Não há menção de tentar resgatar isso em um futuro projeto multiplayer, aparentemente apenas jogos para um jogador. Não está claro se The Last of Us Part III terá um modo multiplayer menor semelhante ao do primeiro jogo ou não. Dada a quantidade de amor por esse modo, seria um pouco chocante se nunca mais visse a luz do dia, mas talvez não esteja nos planos da Naughty Dog.
Fonte: Comicbook