Nerobi é um jogo de indie de aventura, desenvolvido e publicado pela Sanobusiness S.R.L, foi lançado em maio de 2024. Claramente já conquistou todo jogador que gosta de uma boa história, gráficos bem feitos e uma boa trilha sonora. Onde tudo é desenhado a mão e a jogabilidade exige coordenação, timing e paciência, logo eu explico o motivo.
Sumário
Em um universo regulado por um equilíbrio entre Vida e Oblivion, personificados pelo espírito Ikimaki e o demônio Bokyaku, Nerobi não possui mais memória e autoconsciência. Ele se encontra no Mundo Intermediário, o lugar pelo qual as Essências devem passar antes de reencarnarem. No entanto, o Mundo Intermediário é invadido por Demônios, que possuíram os Oito Guardiões. Assim, à medida que descobre seu passado e sua identidade, Nerobi será chamado a exercer seus poderes ocultos. O jogo é um plataforma 2D com vários elementos típicos de uma aventura gráfica, apresentando algumas sequências cinematográficas. Tudo é desenhado à mão.
Veja abaixo o trailer:
Análise
Por ser um jogo em 2D, Nerobi não tem muitas mecânicas além de andar para frente e para trás, pular e invocar alguns poderes que são desbloqueados durante o decorrer da história. Mas apesar disso, o jogo é bem desafiador e não tem dó de te matar diversas vezes até você chegar onde deseja, e pode acreditar, mesmo que você acredite estar no caminho certo, pode se surpreender e voltar tudo, seja por uma armadilha, ou por entrar no portal errado. Sim, o game vai te trollar diversas vezes e é aí que entra a paciência que eu disse lá no começo. E se você gosta de um bom desafio, definitivamente eu recomendo o jogo para você.
Apesar do jogo girar em torno da história de Nerobi tentar recuperar sua memória, infelizmente o jogo não conta com a tradução para PT-BR, tendo disponível apenas tradução para: inglês, espanhol, italiano e francês. Na minha opinião, pode ser este o motivo de o jogo ter sido pouco falado aqui no Brasil, apesar de ser um jogo lindo e super recomendado por quem jogou.
Mas o fato de não ter tradução não diminui a minha indicação, se você tem paciência e consegue jogar jogos em outro idioma sem muita dificuldade de entender a história, sério, Nerobi vai compensar demais para você. No começo da gameplay você ficará não saberá direito o que tá rolando até pegar as mecânicas do jogo e entender como funciona e de como os desenvolvedores fizeram questão de testar o público que gosta de um desafio.
Você morrer e morrer diversas vezes nem causa tanto estresse, o som ambiente é muito gostosin de se ouvir, assim como a trilha sonora do jogo, os personagens que você encontra pelo caminho enquanto desbrava a história de Nerobi são meio “diferentes” por se tratar, em sua maioria, de espíritos vagantes de um mundo entre a vida e o oblivion, onde suas falas são bem curiosas, por assim dizer.
Além disso, em Nerobi, você encontrara alguns documentos com informações sobre os NPCs que ficam vagando por ai, é bem legal de ler e saber mais sobre eles. Alguns monumentos que você encontrará também contarão as histórias sobre os locais que você visita e algumas curiosidades sobre o universo do jogo. Então, como eu disse, se você consegue jogar em outro idioma, você vai se encantar ainda mais pelo jogo.
Se você tiver interesse em jogar, Nerobi está disponível apenas para PC, através do Steam por apenas R$44,49, e você pode encontrálo aqui ou clicando na imagem abaixo.
Mas não se preocupe, as recomendações de hardware não são tão exigentes, veja abaixo:
Recomendações Minimas
- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
- SO *: Windows 7 or recent (64 bit)
- Processador: AMD / Intel CPU running at 2.8 GHz or higher
- Memória: 8 GB de RAM
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 970 or AMD R9 390
- Armazenamento: 6 GB de espaço disponível
- Outras observações: Please note that these system requirements are not final.
Recomendados
- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
- SO *: Windows 7 or recent (64 bit)
- Processador: AMD / Intel processor running at 3.5 GHz or higher
- Memória: 8 GB de RAM
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1060 or AMD Radeon RX 580
- Armazenamento: 6 GB de espaço disponível
- Outras observações: Please note that these system requirements are not final.
E se você se interessou pelo jogo, não deixe de compartilhar com a gente a sua experiência.
Veja também: GALACTIC GLITCH: Lançamento no Acesso Antecipado Steam em 15 de Julho
Sobre o Blog da Taverna
O Blog da Taverna é um espaço dedicado ao Universo RPG, criado pela parceria entre o Colunista Miguel Herrera e o Desenvolvedor Messias Moraes. Com o objetivo de explorar a vastidão desse universo e fornecer conhecimento tanto para novatos quanto para veteranos, a Taverna nasceu da ideia de que toda jornada de RPG começa em uma taverna. A amizade entre os fundadores, alimentada por uma rivalidade saudável nos jogos, deu origem ao projeto, que enfrentou diversos desafios até encontrar sua direção. Inspirados por jogos como Dragon Age e Skyrim, a equipe decidiu focar no RPG, e assim nasceu a Taverna.
Formada por uma equipe diversificada, que inclui estudantes de jornalismo, escritores e entusiastas, a Taverna busca sempre oferecer o melhor conteúdo para estimular a leitura e a criatividade. Com o lançamento oficial do site e das redes sociais em maio de 2020, a Taverna se compromete a criar um ambiente onde os jogadores possam se sentir parte de uma nova aventura, transcendendo as barreiras do mundo real.