Noreya: The Gold Project – Análise do Novo Metroidvania 2D em Pixel Art

Noreya: The Gold Project - Análise do Novo Metroidvania 2D em Pixel Art

Noreya: The Gold Project é o novo jogo metroidvania em pixel 2D, desenvolvido pela Dreamirl e distribuido pela PixelHeart. O recém lançado jogo com o estilo de jogo com uma fã base gigantesca e que vem recebendo diversas análises positivas no Steam. Veja abaixo o trailer oficial.

Noreya: The Gold Project: Trailer de Lançamento

História

Em tempos imemoriais, sete divindades se uniram para moldar a terra que hoje é conhecida como Noreya. O poder dos Sete era tão grande que os Homens, por respeito, mas também por medo, os adoravam. Aconteceu, porém, que alguns Homens se desviaram do caminho, trazendo à tona o que havia de mais traiçoeiro neles. Dessa maldade nasceram novas divindades, ganhando seus poderes da servidão de seus súditos.

No reino de Lemia, terra da deusa primordial da Luz, há recorrentes fomes. O desejo por riqueza de seus pobres habitantes beneficiou o deus da Avareza, que prometeu um fim para sua miséria. O deus que agora todos chamam de “Deus do Ouro” transformou todos os seus seguidores em criaturas informes e atormentadas: as sombras douradas. Lemia, outrora tão brilhante, agora dá lugar a uma devastadora ganância.

Gameplay

Você jogará com Kali, uma caçadora que foi amaldiçoada durante uma caça, porém recebeu uma nova chance dos deuses. Você poderá desfrutar de um enorme mapa explorável repleto de inimigos, sendo eles diversificados e com desafio aumentado de acordo com o tanto que você avança no mapa. Mas não é um jogo onde você tem apenas um caminho a trilar, você poderá explorar as mesmas partes do mapa até encontrar um caminho, diversas e diversas vezes, além disso os inimigos renascem depois de certo tempo, o que é bom para quem gosta de farmar EXP para melhorar seus personagens.

Porém, em Noreya: The Gold Project, a EXP vem como ouro, que é dropada ao eliminar os seguidores do “deus do ouro”, essas moedas poderão ser trocadas por habilidades, aumentando a quantidade conforme suas habilidades vão ficando mais fortes.

Noreya: The Gold Project - Análise do Novo Metroidvania 2D em Pixel Art
Noreya: The Gold Project – Jump Action

Além disso será possível escolher entre dois caminhos, que influenciarão diretamente na gameplay, afetando suas skills e também no mapa. Você decidirá se dará seu ouro para o “deus do ouro” ou a “deusa da luz”, essa que promete compartilhar seus poderes para que você consiga derrotar o outro deus.

Mas não será tão fácil, a arvore de habilidades é dividida em três partes, sem uma delas dedicada ao deus do ouro e outra a deusa da luz, uma será mais atrativa por ter skills mais focadas em combate e te deixando mais forte, a outra também tem suas vantagens, porém, você não baterá tanto quanto talvez gostaria, mas a escolha cabe a você.

Noreya: The Gold Project - Análise do Novo Metroidvania 2D em Pixel Art
Noreya: The Gold Project: Arvore de Habilidades

Sobre a história de Noreya: The Gold Project, ela é contada através de textos, você conhecerá melhor o que aconteceu no passado através de estátuas que ficam espalhadas pelo mapa, com textos escritos por alguém que viveu ali no passado, podendo assim descobrir segredos e conhecer melhor a história dos deuses.

Ponto de vista pessoal

Eu gostei muito da gameplay, o estilo de jogo eu particularmente gosto bastante, o esquema de poder upar habilidades e realmente sentir seu personagem ficando mais forte é algo que realmente faz diferença pra mim em um jogo, além de as escolhas que você faz terem uma consequência no jogo.

Seja pela boa história, pelo som do ambiente, as músicas, as artes em pixel, ou só por descer a porrada em monstros possuídos, eu realmente recomendo este jogo. E como eu sempre ressalto nas minhas análises, o jogo está disponível em PT-BR, além de: francês, inglês, espanhol, italiano, japonês, turco, húngaro, romeno, chinês simplificado. O que faz total diferença, levando em consideração que nem toda desenvolvedora tem esse cuidado e da atenção a esse diferencial.

Além disso, recomendo jogar no controle, viu? Se possível. Ahh, e o jogo você pode encontrar aqui e está por apenas R$48,00 no Steam.

Plataformas:

PC / Mac / Linux / PS4 / PS5 / Switch / Xbox one / XBox Series

Especificações para PC

Mínimos:

  • SO: Windows 10+
  • Processador: Intel Core I5
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics 530
  • Armazenamento: 1500 MB de espaço disponível

Recomendados

  • SO: Windows 11
  • Processador: Intel Core i5
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: RTX 1660
  • Armazenamento: 1500 MB de espaço disponível

Veja também:

Elden Ring – Uma adaptação parece cada vez mais provável.