Um grupo de desenvolvedores que trabalharam na CD Projekt Red em jogos como The Witcher e Cyberpunk 2077 formaram um novo estúdio. O novo estúdio se chamará Blank e já está trabalhando em um novo projeto, ainda sem título, descrito como uma história orientada por personagens ambientada no pós-apocalipse com “uma ou duas reviravoltas”.
Na última década, a desenvolvedora polonesa CD Projekt Red se destacou rapidamente como um dos estúdios mais aclamados. A empresa silenciosamente elevou seus próprios padrões ao longo dos anos, mas realmente ganhou reconhecimento mainstream quando lançou The Witcher 3: Wild Hunt em 2015.
O jogo foi agraciado com prêmios, alcançou um sucesso comercial imenso e fez com que as pessoas falassem sobre a equipe no mesmo patamar de outros desenvolvedores de RPG, como a BioWare e a Bethesda. Embora a CD Projekt Red tenha perdido parte de sua reputação com o lançamento de Cyberpunk 2077, as pessoas ainda conseguiram apreciar o jogo pelo que ele é e reconheceram que o estúdio trabalhou duro para melhorá-lo desde o lançamento.
Dito isso, parte do talento que compunha aquele estúdio e nos presenteou com esses ótimos jogos decidiu seguir em frente e fundar sua própria equipe. A Blank tem como objetivo contar histórias originais e “novas” que não sejam “clones” de outros jogos com os quais os jogadores já estejam familiarizados. O novo estúdio atualmente conta com cerca de 10 pessoas em sua equipe e pretende expandir para 60 pessoas em seu estúdio em Varsóvia.
“Estamos empolgados em anunciar a Blank e começar a expandir nossa incrível equipe”, disse Mateusz Kanik, co-fundador e diretor de jogos da Blank. “Depois de trabalhar por anos em uma indústria cada vez mais conservadora, estamos prontos para fazer projetos ousados e impactantes que compartilhem nossa criatividade e valores únicos. Enquanto a indústria valoriza a ditadura do indivíduo criativo, queremos dar propriedade à equipe. Enquanto a indústria se apoia na cultura de exaustão, preferimos equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Enquanto a indústria diz que maior é melhor, estamos focando em jogos altamente polidos com ênfase em emoção, história e artesanato.”
No momento, não temos ideia de como isso vai se desenrolar. Provavelmente levará muitos anos antes que esse projeto veja a luz do dia, considerando o tamanho atual da equipe e o estágio inicial em que tudo parece estar. No entanto, eles têm muitas pessoas talentosas apoiando-os, o que, esperançosamente, lhes permitirá criar algo realmente especial, esperamos que a Blank nos surpreenda.
Siga-nos no Instagram
Veja também: RPG do Senhor dos Anéis disponível