O Payday 3 finalmente está quase aqui e parece que valerá a espera de quase dez anos. Payday 2 desfrutou de uma década de suporte contínuo, permitindo que os fãs aproveitassem ao máximo o incrivelmente bem-sucedido jogo cooperativo de tiro. No entanto, ficou claro em apenas alguns anos que uma sequência seria necessária para dar ao gameplay o impulso extra que ele realmente merece. Isso é mais ou menos exatamente o que o Payday 3 é, uma versão refinada de um jogo com o qual você provavelmente já está muito familiarizado.
O Payday 3 levará os jogadores para a cidade de Nova York para uma série de novos assaltos depois que a equipe foi atacada em sua aposentadoria. A fórmula do jogo permanece em grande parte a mesma, no entanto. Eu tive a oportunidade de jogar dois assaltos do jogo, um dos quais é um assalto tradicional a um banco e o outro foi um assalto mais elaborado a um museu de arte. Nosso grupo chegou ao banco para o nosso primeiro assalto e examinou o local.
Os jogadores estarão mais do que familiarizados com essa parte do jogo, mas há várias novidades que os veteranos irão apreciar. Por exemplo, o banco possui persianas grandes que podem ser baixadas sobre as janelas do banco, permitindo que você evite a furtividade dentro do banco e mantenha todos como reféns, evitando chamar a polícia devido à falta de olhares curiosos do lado de fora. Isso adiciona mais uma dimensão à forma como você executa seus assaltos, seu planejamento, sua coordenação e sua capacidade de sustentar uma situação de alto risco sem alertar toda a polícia de Nova York.
Como você pode esperar, existem várias outras abordagens que permitem que você entre sorrateiramente pelos fundos, pelo telhado, pela escada de incêndio e muito mais, mas todas têm seus próprios riscos, pois a segurança é reforçada em áreas restritas. No entanto, se um funcionário em uma dessas áreas te ver, eles não alertarão ninguém, pois assumirão que você trabalha lá (desde que você ainda não esteja usando a máscara). Cabe a você evitar os guardas e as câmeras a partir desse ponto. Se um guarda te vir, mas ainda não te identificou completamente e alertou a polícia, eles vão te procurar antes de soar o alarme, o que significa que situações furtivas de alto risco se tornam muito mais perigosas.
Se você optar por agir de forma agressiva, os reféns serão essenciais. Entre as fases de ataque, a polícia ficará do lado de fora e tentará negociar com você em troca dos reféns. Isso dará ao seu grupo algum tempo para progredir no assalto, abrindo cofres trancados, ensacando dinheiro e se preparando para a fuga. Os reféns também podem ser trocados por membros “mortos” de sua equipe ou usados como escudos humanos.
A polícia não vai atirar
em você se estiver segurando um refém na frente de você. Rapidamente descobrimos que você também pode basicamente bloquear portas com reféns e eliminar guardas conforme eles avançam pelo corredor. Se eles chegarem perto o suficiente, eles vão te atacar e libertar o refém de seu domínio, mas isso te dá uma boa oportunidade para causar muito dano com pouco risco para si mesmo.
A inteligência artificial é incrivelmente inteligente além de todos os pontos mencionados anteriormente. Em determinado momento, joguei uma granada em um policial que estava segurando um escudo antidistúrbios. Como qualquer outro jogo de vídeo game, eu esperava que ele fosse totalmente alheio a isso e apenas passasse por cima, explodindo-o por trás.
No entanto, ele reagiu rapidamente à granada e posicionou o escudo na direção dela para bloquear a explosão enquanto seus aliados se protegiam atrás dele. Isso realmente exige que você seja mais cuidadoso com a forma como luta e também parece ser um incentivo maior para tentar evitar chamar atenção.
Quando as coisas ficam complicadas, o gameplay principal parece muito mais fluido. Há menos rigidez nos movimentos, o combate com armas é mais impactante e existem novos mecanismos que podem ser muito salvadores de vida. Um desses mecanismos adicionais permite que você deslize pelo chão, o que é ótimo apenas para se mover rapidamente durante a ação, mas também pode salvar sua vida ao tentar se abrigar depois de correr para fora em meio a uma tempestade de balas.
Essas situações intensas também foram intensificadas graças à adição de destruição ambiental. Isso não é exatamente o nível de destruição de Battlefield, onde você está fazendo buracos enormes nas paredes, mas os escritórios brilhantes e sofisticados do banco ficarão parecendo o centro de uma zona de guerra após um tiroteio, com fios e luzes pendurados do teto.
A Overkill também fez um grande esforço para garantir a futuridade do Payday 3. Durante uma apresentação, o desenvolvedor observou que eles têm 18 meses de conteúdo planejado para o jogo após o lançamento (embora pareça haver espaço para mais caso tenham sucesso aqui).
O Payday 3 foi projetado desde o início com isso em mente, então as árvores de habilidades foram desenvolvidas de forma que mais habilidades possam ser adicionadas com base no feedback dos jogadores após o lançamento. A Overkill também está ciente da disparidade entre as versões de console e as versões de PC do Payday 2 e prometeu garantir que isso não seja um fator novamente. Todas as versões serão atualizadas simultaneamente, o que também permitirá o jogo cruzado e até mesmo a progressão cruzada se você quiser comprar o jogo em várias plataformas.
Em última análise, o Payday 3 pode não parecer uma grande evolução à primeira vista, mas é uma experiência muito mais refinada. O gameplay é mais suave, tem muito mais profundidade e parece abordar quase todas as falhas de seu antecessor. É um ótimo
exemplo de “se não está quebrado, não conserte”, permitindo um jogo familiar que se baseia em uma base sólida para algo que parece novo e melhorado.
O Payday 3 será lançado para Xbox Series X|S, PS5 e PC em 21 de setembro de 2023.
Fonte: Comicbook