Pilars of Eternity é um jogo de RPG que segue a mesma mecânica de Baldur’s Gate, Icewind Dale e Pathfinder kingsmaker. O game traz uma proximidade bem interessante com os jogos de RPG de mesa, porem adaptado para consoles e pc.
Em Pilars of Eternity você irá criar seu personagem como em muitos jogos de RPG e definindo sua raça, classe, origem e o que te faz chegar ate aquela vila do mundo de Eora. Cada escolha vai determinar alguma característica para seu personagem e assim ganhando vantagens, conhecimentos e principalmente como os NPCs irão te tratar.
São o total de 6 Raças que habitam o mundo de Eora e muitas delas são as já conhecidas como Humanos, Anões, Elfos e outras novas chamadas de Godlike e Aumauas com suas sub-raças distintas. Também terá a sua disposição a escolha de uma das 11 Classes que tem no jogo e neste ponto é recomendado que você não tenha pressa na hora da criação porque isso irá ter consequências no decorrer da historia.
Depois criar seu personagem e definir sua origem e historia, você vai ser encaixado em uma trama sinistra por estar no lugar errado e na hora errada te tornando um Watcher ou Observador em português. O Watcher tem o poder de ver vidas passadas e se comunicar com espíritos, isso vai coloca-lo em uma jornada em busca de uma forma de parar com essas visões antes que te leve a loucura.
Seu personagem vai conhecer outros que irão acompanha-lo em sua aventura ou recrutar mercenários na taverna, uma coisa que achei interessante é que a forma como um dialogo se desenrola com um dos possíveis companheiros de grupo pode fazer com que ele não se junte a você e o jogo tem boa parte da sua historia contada em formato de texto e se não ler atentamente pode sim de prejudicar. Todos os diálogos, quests e o que fizer vai ter alguma reação então reveja bem antes de escolher uma das opções de conversa.
Infelizmente Pilars of Eternity não tem tradução para português e isso deixa a desejar porque a não ser que seu curso de inglês esteja em dia, acho que você vai ter um pouco de dificuldade. Fora isto o gráfico e animações são surpreendentes, eu sou bastante detalhista e mesmo um bug ou outro acontecendo não é nada que pode atrapalhar sua experiência.
Os combates são estratégicos e tem a opção de pausar para poder assim estudar uma melhor forma de derrotar um oponente ou vários que irão surgir, teve momentos em que uma boa estratégia me ajudou a derrotar um Boss muito difícil que encontrei. Me lembrou muito Pathfinder e os oponentes tem uma IA bem divertida e desafiadora, varias vezes eu tive que ficar atento porque eles avançavam contra meu curandeiro ou o mago e assim tirando meu suporte e o que causava o maior dano.
Eu recomendo este game para quem esta carente de uma campanha de mesa, o jogo durante varias vezes me deu uma sensação de estar jogando um game de mesa por me colocar realmente dentro do personagem, mas também recomendo para aqueles que amam jogos de RPG e busca uma historia acompanhada de uma gameplay envolvente.
Minha nota: 8,0
Faltou uma tradução em português e isto é muito importante para que outros jogadores possam vivenciar toda a historia do game e as telas de loading eternas acabaram me forçando dar uma nota inferior ao que realmente o jogo tem potencial que é um 10. Fora isto o jogo é magnifico e vale sim a pena!
Pilars of eternity está disponível gratuitamente pela Epic Games até amanha(17), então aproveite para garantir o seu!