Lançados no Japão em 2009 e, mundialmente em 2010, como forma de comemoração aos 10 anos de Pokemon Gold e Silver ainda do GameBoy, os remakes HeartGold e SoulSilver (HGSS) chegaram para o Nintendo DS e pertencem à quarta geração dos jogos de Pokémon, ou seja, já contam com todas as inovações apresentadas naquela geração e comentadas na matéria anterior.
Da mesma forma que os jogos originais, a história se passa nos continentes de Johto e Kanto, o jogador omg é capaz de conquistar 8 insígnias em cada região além de desafiar a Elite 4 duas vezes e o protagonista dos jogos da primeira geração, Red.
A história do jogo em si não sofre grandes alterações, porém o mapa do jogo foi totalmente redesenhado e, inclusive, com algumas novas áreas, além dos gráficos do Nintendo DS.
Além disso, o jogo conta com uma característica ímpar, os Pokémon andando fora de suas pokébolas, seguindo o treinador, característica essa que, na minha opinião, não deveria ter sido retirada nos jogos posteriores pois deixava o jogo mais vivo. Diferente de Pokémon Yellow onde apenas seu Pikachu era capaz de caminhar com você, em HGSS qualquer Pokémon pode andar com o seu treinador, basta colocá-lo em primeiro na sua party.
Pokémon HGSS permitia que os jogadores se conectassem através da Nintendo Wi-Fi Connection, hoje em dia já descontinuada, para que pudessem ser feitas trocas, batalhas e outros tipos de interações com outros jogadores, essas interações também eram possíveis com as versões Diamond, Pearl e Platinum.
Havia também um dispositivo chamado Pokéwalker que utilizava de infravermelho para se comunicar com os jogos e, a partir dos passos que o treinador dava na vida real, permitia que fossem encontrados itens além de treinar e capturar novos Pokémon.
E foi dessa forma, aliando boas doses de nostalgia às inovações das gerações 3 e 4, que Pokémon HGSS conseguiu seu lugar como um dos jogos mais queridos da franquia por toda comunidade fã de Pokémon. Em breve, uma análise sobre a querida por uns e odiada por tantos outros 5ª geração de Pokémon.