De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, as novidades indicam um futuro repleto de inovação
O universo da tecnologia não para de apresentar inovações que tem o poder de moldar o futuro da sociedade. À medida que nos aproximamos de 2024, já é possível vislumbrar algumas tendências tecnológicas que prometem dominar o cenário global. Desde avanços na inteligência artificial até revoluções na realidade virtual, esses conceitos têm o potencial de transformar radicalmente a forma como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam.
Dados levantados pela TNS Research apontam que empresas que investem em tecnologia maximizam sua receita, crescendo aproximadamente 60% a mais se comparado às companhias que deixam esse investimento de lado.
Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, mostra quais são as quatro principais tendências que irão ditar o mercado em 2024.
1 – Inteligência artificial aprimorada
O especialista acredita que a inteligência artificial está ficando ainda mais inteligente. A capacidade de aprendizado será ainda mais aprimorada, permitindo a adaptação em contextos complexos com uma precisão surpreendente.
“Da automação de tarefas rotineiras à personalização avançada no atendimento ao cliente, devemos nos preparar para ver a IA em todos os cantos de um negócio, impulsionando a eficiência, a produtividade e a capacidade de tomar decisões informadas em tempo real”, relata.
2 – Realidade estendida irá chegar de vez
A apresentação do Apple Vision foi uma grande surpresa, prometendo chacoalhar o mercado a partir do primeiro semestre.
A ideia de um mundo virtual para comprar, socializar e explorar está se tornando cada vez mais realista à medida que essa tecnologia avança a passos largos. “O conceito promete não apenas transformar a forma como interagimos com a realidade digital, mas também como conduzimos negócios e nos conectamos com outras pessoas”, declara.
3 – Maior segurança digital
Com o aumento alarmante dos ataques cibernéticos em escala global, as soluções de segurança estão se tornando mais sofisticadas para enfrentar essas ameaças crescentes.
A complexidade dos perigos digitais está incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de soluções avançadas. “Com isso, a cibersegurança não apenas se consolidará como uma prioridade crítica para empresas e organizações, mas também surgirá como uma grande área de investimento no próximo ano”, pontua.
4 – Banco como um serviço
Para o CEO da Alphacode, o conceito de BAAS, ou Bank as a Service, está transformando a forma como as empresas, mesmo aquelas fora do setor financeiro, podem interagir com seus clientes. “Essa inovação tecnológica permite que companhias ofereçam uma gama completa de soluções bancárias. Com a integração de serviços financeiros, como contas digitais, pagamentos, empréstimos e investimentos, os clientes têm uma experiência aprimorada”, revela.
Essas tendências representam grandes oportunidades para aprimorar a eficiência, a personalização e a segurança em todos os aspectos da vida digital. “O futuro tecnológico está rapidamente se tornando o presente, e é essencial que estejamos preparados para abraçar essas mudanças em constante progresso”, finaliza Rafael Franco.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas.
Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band.
Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.