Shin Kamen Rider – Critica

Shin Kamen Rider confirma data de lançamento nos EUA

Shin Kamen Rider chegou recente ao catalogo da Amazon Prime Video, filme baseado no primeiro Kamen Rider conta de forma resumida e sombria do lendário Takeshi Hongo.

Atenção contém alguns Spoilers!!!!!!

O Início da Franquia

Kamen Rider é uma franquia que existe desde de 1971 que existe até hoje com vários formatos e definindo a Herança Rider de acordo com as Eras no Japão, O Primeiro Rider surgiu na Era Showa contando sobre o Jovem Takeshi Hongo (Interpretado por Hiroshi Fujioka) um atleta bem popular que ama motos e que foi observado pela Organização Maligna S.H.O.C.K.E.R que fazia testes em Humanos para transformar em Mutantes ou Ciborgues.

Shin Kamen Rider - Critica

Takeshi foi escolhido para se tornar o ciborgue mais forte da Organização, mas acabou escapando quando percebeu o que fizeram com ele e que seria uma marionete caso apagassem sua consciência humana.  Takeshi assume o nome de Kamen Rider e começa a combater a Shocker no Japão e no Mundo.

Shin Kamen Rider - Critica

Esse é um resumo da Série que durou 98 episódios de 1971/1973 se tornando uma referência nos Tokusatsu até hoje. Apesar de não ter um efeito especial de Hollywood as lutas eram finalizadas na base da Voadora ou simplesmente passando a moto por cima.

Kamen Rider inspirou um dos Heróis mais emblemáticos que existe, Chapolin Colorado, mas isso é uma História para outra matéria…

Kamen Rider

Filme

Agora chegamos ao ponto principal da Matéria!

O filme começa após a cirurgia de Takeshi e a Shocker correndo atrás dele, nesse momento possui muitas cenas de perseguição com moto; quando começa a luta o massacre começa com muito sangue e cabeças destruídas. Takeshi percebe que ficou muito forte além do normal e que seu corpo não era mais humano e sim um mutante gafanhoto.

Além das lutas durante o andamento do filme a questão moral que Takeshi assume o transforma em uma pessoa melancólica, fica um pouco maçante durante o filme por não mostrar sua verdadeira força e apenas usar no final.

Shin Kamen Rider - Critica

Os vilões foram bem produzidos e teve um efeito especial trabalhado que ficou bem melhor comparado ao Filme Kamen Rider Black Sun.

Durante o filme conhecemos o segundo Rider Hayato Ichimonji que era manipulado pela Shocker e se tornou a versão melhorada de Takeshi; a luta entre eles teve direito a luta no ar no estilo Dragon Ball e em seguida Hayato consegue sair do controle da Shocker, mas deixou Takeshi arrebentado no chão com direito a perna quebrada (essa cena acredito que foi uma referência ao acidente que o ator Hiroshi Fujioka teve uma perna quase dilacerada durante uma cena da série que ele pilotava a moto).

Shin Kamen Rider confirma data de lançamento nos EUA

Quando chegamos ao final do filme é apresentado um Rider que foi feito apenas para o Filme, Kamen Rider Zero, esse foi um ponto bem monótono pela luta não desenrolar comparada pelas lutas que tivemos durante o filme, temos as poses épicas que Kamen Rider 1 e 2 fazem mas acabou enrolando no final.

Apesar disso o final foi bem sombrio e mostrou o uniforme que é usado até hoje na série. O maior desafio foi reproduzir de forma resumida o que aconteceu durante os 3 anos da primeira série. Hideaki Anno dirigiu e escreveu o filme ele é responsável por grandes produções no Japão, um dos trabalhos deles foi Neon Genesis Evangelion, além de ter trabalho no estúdio Ghibli.

 Para comemorar o 50º aniversário de Kamen Rider, é o quarto e último filme do Shin Japan Heroes Universe de Anno , seguindo Shin Godzilla (2016), Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time (2021) e Shin Ultraman (2022).

Shin Kamen Rider - Critica
Hideaki Anno dirigiu e escreveu o filme ele é responsável por grandes produções no Japão, um dos trabalhos deles foi Neon Genesis Evangelion, além de ter trabalho no estúdio Ghibli.

Pontos Positivos

  • Efeitos especiais coerentes
  • Vilões bem trabalhados
  • Muito sangue e violência gratuita (O filme realmente mostrou que era sombrio e violento)
  • Cenas de lutas e corridas de moto bem trabalhadas
Shin Kamen Rider - Critica

Pontos Negativos

Mesmo com Duas Horas de filme, muitas coisas foram bem aceleradas, exemplo Dr. Hiroshi Midorikawa e sua filha Ruriko são poucos explorados, mas apenas Ruriko tem uma trama mais elaborada para dar uma razão ao Takeshi de lutar.

Referências

Algumas coisas foram incluídas que notei durante o filme.

  • A perna quebrada de Takeshi – mencionado na matéria
  • Os sons das poses que os Riders faziam antes de lutar
  • Riders Shockers – Baseado em um episódio que fizeram vários Riders de cachecol amarelo para combater os Riders principais
  • Robô K – Esse é uma teoria minha, ele aparece como uma inteligência artificial que vai evoluindo, mas pela aparência dele me lembrou o personagem Kikaider que foi criado por Shotaro Ishinomori.
Shin Kamen Rider - Critica

O filme está disponível pela Amazon Prime como Shin Masked Rider

Confiram o Trailer Abaixo: