Shōgun está oficialmente recebendo a 2ª temporada – e a 3ª temporada – de acordo com os últimos relatórios. Esta notícia vem logo apósa estrela de Shōgun , Hiroyuki Sanada, assinar um acordo para retornar como Lord Yoshii Toranaga na 2ª temporada, o que foi um indicador precoce de que Hulu e FX iriam de fato continuar a série além do final do romance original do autor James Clavell. .
Antes que os fãs do livro Shōgun fiquem preocupados; As temporadas 2 e 3 da série de TV estão sendo desenvolvidas com o espólio de James Clavell totalmente envolvido. Uma sala de roteiristas para a 2ª temporada de Shōgun está marcada para começar neste verão. Os showrunners Justin Marks e Rachel Kondo ainda estão a bordo, assim como a produtora executiva da 1ª temporada, Michaela Clavell, para a propriedade Clavell, com Hiroyuki Sanada ainda atuando como produtor ao lado de seu papel principal como Toranaga.
Há um pequeno asterisco ainda pairando sobre as notícias de renovação do Shōgun : o relatório da Variety observa que “esta não é uma renovação formal” para a série e que “nenhuma produção foi agendada para mais episódios”.
A teoria da conspiração que está sendo sussurrada é que o FX-Hulu pode estar indicando que Shōgun está recebendo temporadas adicionais para colocar a série nas categorias de séries dramáticas no Emmy deste ano. Como uma “série limitada”, o potencial de Shōgun para ganhar prêmios era estritamente limitado, em comparação com todas as categorias em que ele poderia competir como uma série dramática contínua. Até agora, todos os movimentos que estão sendo feitos são aqueles que o estúdio pode tomar para garantir a vitória no Emmy Awards sem qualquer investimento significativo na produção ou nos salários reais.
Se Shōgun ganhar muito (como esperado), temporadas adicionais podem entrar rapidamente em produção; se a visibilidade e as vitórias do Emmy não aumentarem suficientemente o perfil de Shōgun , essas novas temporadas poderão ser abandonadas, o que ainda deixaria a conquista de uma das melhores séries limitadas dos últimos anos.
Shōgun não foi uma obra de ficção de James Clavell: foi uma dramatização de eventos históricos reais. Clavell passou anos pesquisando a história japonesa do século XVII para criar a história e os personagens de seu romance – muitos dos quais (Blackthorne, Toranaga, Mariko, Ishido) são versões ficcionalizadas de figuras históricas reais . O romance de Clavell se concentrou em sua coleção de personagens principais (Blackthorne, Toranaga, Mariko) e em como seus destinos convergiram para mudar o destino do Japão – não cobriu o que aconteceu depois que a conexão entre os personagens foi cortada.
A história e seus eventos subsequentes estão todos em jogo para a segunda temporada de Shōgun explorar. Seria diferente em termos de personagens e tom do romance original, mas a próxima temporada poderia continuar focando em Toranaga e sua busca para ganhar (ou manter) poder sobre o Japão.