Salve aventureiros, vou mencionar sobre Vampiro a Máscara uma obra lançada nos anos 90 de forma resumida que lançou sua quinta edição recentemente.
Antes de começar a comentar sobre Vampiro: A Máscara esse texto é uma visão de um principiante que vem estudado graças ao Projeto Acervo que participo nas Lives.
Vampiro: A Máscara
É um RPG de horror pessoal ambientado nos anos 90 que foge do padrão do RPG comum; você não verá cenas de lutas com Dragões ou resgatando princesas indefesas, mas sim Guerras políticas e tramas de conspiração para conseguir poder e pancadaria.
“A Máscara” se refere tanto a uma das “leis” da Camarilla, responsável por esconder existência dos vampiros da humanidade quanto aos esforços de muitos vampiros em esconder de si mesmos a sua verdadeira natureza.
Diferente do D&D, temos clãs de vampiros que possuem seus dogmas, fraquezas e poderes que normalmente dependendo da campanha não haverá acordo entre eles. Vampiro: A Máscara foi lançado originalmente em 1991 pela White Wolf Publishing como o primeiro de muitos jogos no Sistema Storyteller gerando linha de ambientação Mundo das Trevas.
O RPG entra em um ambiente Urbano punk gótico e você verá vários personagens com suas diferenças vivendo sobre dogmas morais como a “Humanidade” e buscando sua posição entre a Sociedade Vampírica e sobrevivência. O horror psicológico é muito importante para a trama do jogo, aos poucos cada vampiro vai aproximando de sua Besta, seu monstro interior, ao matar humanos, muitas vezes por acidente.
Vampiro: A Máscara possui sua origem e o “Pai de Todos” o progenitor de todos os mortos-vivos foi Caim, o assassino bíblico de seu irmão, Abel, que teria sido amaldiçoado e condenado a caminhar eternamente sobre o mundo na forma de um vampiro, condenado a beber sangue e lidar com uma besta sussurrante em seu ouvido. Por solidão, Caim “abraça “, como é chamado no jogo, outros vampiros, a chamada “Segunda Geração“. Esses três, por sua vez, originaram outros gerando os clãs e suas linhagens, a “Terceira Geração” sobrevive ao dilúvio e cria seu legado.
Esse é um pequeno resumo para quem não conhece e deseja saber mais o Projeto Acervo através do seu canal do YouTube divulga sobre vários pontos sobre Vampiro: A Máscara. Abaixo a entrevista exclusiva que fizeram para o Blog.