Embora a maioria dos jogos first-party da Xbox tenha continuado a ser lançada no Xbox One, parece que essa era está chegando ao fim. Em uma nova entrevista ao Axios, o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, confirmou que os estúdios internos estão agora direcionando toda a sua atenção para o Xbox Series X|S, e os usuários do Xbox One não devem esperar que novos jogos first-party sejam executados nativamente. No entanto, algum suporte será mantido por meio do Xbox Cloud Gaming, como vimos no início deste ano com o Microsoft Flight Simulator. “É assim que vamos manter o suporte”, disse Booty ao Axios.
Nas gerações anteriores de consoles, o suporte para consoles antigos encerrava-se muito mais cedo. O Xbox Series X e Series S foram lançados há quase três anos; é bastante incomum um console receber forte suporte first-party tantos anos após o lançamento do seu sucessor! É claro que essa geração de consoles foi um pouco mais complicada, já que a Microsoft e a rival Sony tiveram dificuldades em disponibilizar seus novos consoles rapidamente. Com a escassez global de chips essencialmente encerrada, faz sentido para a Xbox abandonar a geração anterior.
Ao se concentrar exclusivamente no Xbox Series X|S, a Microsoft também pode aproveitar melhor suas capacidades técnicas. Conforme observado pelo Axios, já houve alguma preocupação de que o Xbox Series S pudesse estar limitando os desenvolvedores. A Microsoft exige que todos os jogos do Xbox Series X sejam compatíveis com o Xbox Series S, que é um pouco menos poderoso. Booty observa que isso é “mais trabalho”, mas as equipes internas da empresa estão obtendo uma ideia melhor de quanto o Xbox Series S é capaz, especialmente aquelas que estão trabalhando em seu segundo jogo para a plataforma.
Esperamos que uma boa parte da audiência do Xbox One já tenha migrado para o Xbox Series X ou Series S! Embora a compra de um novo console possa ser bastante cara, o Series S ofereceu aos fãs uma opção mais barata, e o próximo modelo Carbon Black oferecerá mais espaço, a um preço que é ainda $150 mais barato que um Xbox Series X. Com jogos como Starfield e Forza Motorsport sendo lançados este ano, o momento não poderia ser melhor.
Fonte: Comicbook