YouTube anuncia novos produtos de IA generativa para criadores de conteúdo, inaugurando uma nova era da expressão criativa

YouTube anuncia novos produtos de IA generativa para criadores de conteúdo, inaugurando uma nova era da expressão criativa

Durante o evento Made on YouTube, em Nova York, a empresa também revelou que o YouTube Shorts já atingiu mais de 70 bilhões de visualizações diárias, vindas de mais de 2 bilhões de usuários mensais.

Durante o Made On YouTube, a plataforma global de vídeos apresentou uma série de recursos impulsionados por Inteligência Artificial que vão ajudar criadores e artistas – novos e já consolidados na indústria – a criar, editar e compartilhar conteúdo de forma inovadora. Essas ferramentas baseadas em IA vão impulsionar a expressão criativa, facilitar o processo criativo e permitir que os criadores do YouTube alcancem mais espectadores.

Os principais anúncios apresentados mostram o potencial ilimitado que a IA pode trazer aos criadores, artistas e à indústria criativa. São eles:

Tela Fantástica, um novo recurso de IA generativa para desbloquear a expressão criativa no Shorts: o recurso experimental vai permitir aos criadores adicionar vídeos ou imagens de fundo gerados por IA aos seus Shorts simplesmente digitando uma ideia em um prompt. Com a Tela Fantástica, os criadores poderão gerar cenários novos e fantásticos para o Shorts, que vão até onde o limite da imaginação dos criadores permitir.

Desde o lançamento dos Shorts em 2020, o formato já atingiu mais de 70 bilhões de visualizações diárias, vindas de mais de 2 bilhões de usuários mensais.

YouTube Create, lançamento que simplifica a produção de vídeos: para facilitar a vida de qualquer pessoa que queira criar e compartilhar vídeos diretamente no YouTube, a plataforma lançou hoje um novo app chamado YouTube Create, projetado para empoderar os criadores por meio de um conjunto de ferramentas de edição para Shorts e vídeos longos.

O aplicativo oferece ferramentas de edição de vídeo, incluindo recursos de corte e narração, legendas automáticas, acesso a uma biblioteca de filtros, efeitos, transições e músicas isentas de royalties, e inclui tecnologia de sincronização de batidas para que os criadores possam produzir seu próximo vídeo no YouTube sem depender de recursos complexos, como softwares de edição.

A plataforma consultou mais de 3 mil criadores no processo de construção do YouTube Create.
Atualmente o recurso se encontra em fase beta no Android em mercados selecionados, incluindo Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Indonésia, Índia, Coreia e Singapura. O YouTube Create é gratuito.

Aqui estão mais formas como o YouTube está facilitando o trabalho dos criadores com ferramentas mais eficientes para ajudar os criadores a ter novas ideias e alcançar novos públicos.

A plataforma está trazendo a Aloud, uma ferramenta de dublagem que utiliza IA no YouTube para que os criadores possam alcançar novos públicos de outros idiomas.
A função está atualmente disponível para alguns criadores e está sendo testada em inglês, português e espanhol.

No próximo ano, a busca assistida no Creator Music vai facilitar aos criadores encontrarem uma trilha sonora para seus vídeos. Eles podem simplesmente realizar uma pesquisa e a IA irá sugerir músicas isentas de royalties que se encaixem no perfil do vídeo.
Atualmente, o Creator Music está disponível nos Estados Unidos e esperamos expandir para outros mercados o mais rápido possível.

YouTube anuncia novos produtos de IA generativa para criadores de conteúdo, inaugurando uma nova era da expressão criativa

No próximo ano, o YouTube Studio vai começar a utilizar IA generativa para gerar ideias de vídeos e rascunhar esboços para ajudar os criadores a fazerem brainstorming. Esses insights são personalizados para cada canal e baseados no que o público já está assistindo e tem interesse.
Temos testado versões iniciais de ferramentas baseadas em IA no YouTube Studio com criadores, e mais de 70% dos entrevistados disseram que isso os ajudou a desenvolver e testar ideias para vídeos.

Neal Mohan, CEO do YouTube, disse: “Hoje compartilhamos novas atualizações que ajudarão criadores e artistas a ultrapassar os limites da expressão criativa – simplificando coisas difíceis e tornando sonhos impossíveis, possíveis. Facilitar a criação de conteúdo para os criadores de qualquer lugar é fundamental para o compromisso do YouTube de colocar o poder criativo nas mãos de bilhões de pessoas. Hoje é o início de uma nova era da criatividade. Mal podemos esperar para ver o que nossa incrível comunidade de criadores e artistas fará no YouTube.”

Lyor Cohen, chefe global de música do YouTube, disse: “Nossa missão é ousada e responsável. O potencial da IA é incrivelmente empolgante. Mas, como acontece com qualquer nova tecnologia, temos que abordá-la com responsabilidade. O que artistas, compositores e produtores fazem é algo exclusivamente humano, que não pode ser substituído pela tecnologia. Vemos a IA como uma ferramenta que pode ser usada pelos artistas para amplificar e acelerar a sua criatividade. Estamos empenhados em trabalhar ao lado da comunidade criativa dentro da nossa AI Music Incubator, que agora se expandiu globalmente.

Também nos apoiamos em nosso superpoder – as nossas parcerias profundas com a indústria da música – e trabalhando lado a lado com esses parceiros para alcançar nossos objetivos coletivos de estimular a criatividade e impulsionar os negócios.”

Abaixo, criadores e artistas que já estão usando o YouTube para impulsionar o futuro da expressão criativa explicam como os anúncios compartilhados hoje impactarão o ecossistema mais amplo:

O criador Alan Chikin Chow comenta: “É ótimo ver um aplicativo do YouTube dedicado à criação porque dá aos criadores a confiança de que tudo o que fizermos nele será otimizado para a plataforma. Um aplicativo como esse abrirá as portas e tornará muito mais acessível a qualquer pessoa se tornar um YouTuber.”

A criadora Jade Beasson diz: “Eu adoro eficiência. Por isso, estou muito animada com os insights baseados em IA porque vão otimizar um trabalho que já faço – vasculhar a Internet, olhar o Google Trends, aceitar as sugestões dos meus espectadores – e rapidamente me dar ideias de vídeos para me inspirar e colocar meu próprio toque.”

A criadora Cleo Abram afirma : “As ferramentas de IA podem nos ajudar a diminuir a distância entre o que imaginamos e o que podemos fazer, em vez de diminuir as nossas ideias. É ao diminuir essa lacuna que essas ferramentas podem aumentar o acesso às discussões e conversas.”

O artista, compositor e produtor Charlie Puth revela: “Estou muito feliz em fazer parte da AI Music Incubator do YouTube. A tecnologia de IA generativa é uma ferramenta poderosa e estou grato em ver a plataforma colaborando com artistas enquanto desenvolve sua tecnologia para garantir que ela acelere a criatividade em vez de substituí-la.”