Olá, nobres aventureiros! No cardápio de hoje, contarei uma história macabra… A história de um ser que vive em desgraça, sempre notando os erros mais básicos de ser vivo. Uma figura aterradora, que até hoje povoa meus mais íntimos pesadelos, e o faz cantando com uma voz que parece penetrar a alma… falaremos sobre M.J. Puro-Osso. (Esta matéria será a exploração de um personagem diferenciado; um bardo com uma pegada Necromântica… então hoje teremos uma ClassTech não apelativa, porem muito divertida!)
O Som do Silêncio
Hoje trataremos um pouco da classe Bardo. Geralmente são aqueles seres com lábia incrível, que sempre conseguem o que querem com sua chamada língua-de-prata. Um bardo sempre tem uma solução criativa para as mais diversas situações devido à sua imensa versatilidade: ele pode curar, pode se valer de magias de dano, suporte… pode até bater! Existem várias listas com raças e combinações de poderes para ter um personagem combado. Hoje, no entanto, será uma build baseada em um conceito: Tocar o Terror! E com isso fica óbvia a minha referência…
Um micro-conto de terror
Imaginem a cena: a noite cai, fria como Tenebra gosta. Os guardas do portão leste, próximo ao cemitério da cidade, quase cochilam enquanto buscam formas de se aquecer. Um silêncio soturno, com pouco ou nenhum risco e muito tédio… Até que, nos recônditos de suas cabeças, eles ouvem um som. Não um som qualquer, uma música, cantada por uma voz grave que parece vir de nenhum e de todo lugar. A voz sepulcral fica à margem de sua atenção, como uma incômoda impressão… seus pelos se eriçam; Eles notam a origem desse som.
Vindo sozinha das montanhas, uma figura solitária se aproxima. Um relâmpago corta o céu, revelando um osteon que porta um instrumento que é ao mesmo tempo um bandolim e uma foice. Se veste apenas com uma uma pesada capa preta. “Pare e identifique-se” – grita um guarda. A música aumenta um tom na melodia do Bardo, as notas confundindo a todos e acordando àqueles que antes dormiam. A voz profunda apenas pede passagem, em algum idioma desconhecido que, no entanto, é prontamente entendido. Os guardas põem as mãos em suas gélidas lanças quando eles finalmente percebem: há movimento no horizonte.
Primeiro notam uma bela moça, de cabelos loiros, que descansava imóvel em sua cova se levantar; depois o cocheiro, que havia sido atacado por goblins que infestam as montanhas, depois uma criança, um velho… os mortos se erguem, desafiando qualquer um que fique a sua frente! “Apenas uma noite tranquila no portão leste” – diz um dos guardas – “como justo na minha vez acontece alguma coisa…?”. Lanças em punho de uns, bestas de outros. Virotes voam, mas nenhum deles parece afetar o oponente ou seu exército. O Bardo morto-vivo apenas caminha, com sua assustadora canção…
The Bard’s Song
E isso é apenas uma personagem. Bem, conceito entendido, vamos agora ver como (e se!) funciona essa personagem. Como ocorreu com o Lutador, farei a construção com compra de pontos. Teremos então 18 (repito: sempre!), 14, 14, 10, 10 e 8 lembrando sempre que é importante manter o maior no Carisma! Se eu fosse me preocupar apenas com obter números melhores, montaria esse bardo sendo Qareen ou Sílfide (e certamente JAMAIS um Lefou…), pelo +4 em Carisma… mas não entra no conceito que quero explorar! Então, há de ser Osteon… Já aplicados os modificadores, ficamos com FOR 8, DES 16, CONS 8, SAB 10, INT 16 e CAR 20. Este não será um bardo de “porrada” mas sim um malandro.
Outras vantagens de ser Osteon são a RD, as imunidades e a Memória Póstuma. Aqui temos duas boas opções. Pegamos a Tatuagem Mística dos Qareen (Ganhar uma Magia Grátis) ou Versátil (1 perícia + 1poder) dos humanos? Eu opto pela última, pois pretendo ter uma personagem, bem… versátil. Selecionados Raça (osteon) e Classe (bardo, dãã…), vamos agora à Origem. Para o conceito da personagem optei por Amnésico, pois planejei para esse personagem o objetivo de descobrir quem era em vida. Perdemos então o poder de escolher uma perícia e um poder geral, mas acredito que possa ser conversado com o mestre para obter o poder Presença Aterradora e a perícia Intimidação, que combinam com a personagem. Outras opções interessantes são Circense (Acrobacia e Truque de Mágica), Herdeiro (herança x2), Pivete (Iniciativa e Aparência Inofensiva) ou Taverneiro (Ofícios Culinária e Gororoba). Para fins de montagem, será Amnésico mesmo… Obviamente, Discípulo de Tenebra (Carícia Sombria)!
Afinando os instrumentos
Sendo Bardo, temos direito a três Escolas de Magia. As escolas escolhidas foram Evocação, Ilusão e Necromancia. São selecionadas também duas Magias, que são Raio de Enfraquecimento e Disfarce Ilusório, a primeira para ser usada em combate e a segunda em interpretação, sendo muito versátil em situações diversas. As perícias selecionadas foram Atuação e Reflexos (obrigatórias da classe), Conhecimento, Diplomacia, Enganação, Ladinagem, Misticismo e Pontaria além da Intimidação vinda da Origem, Acrobacia vinda da habilidade Versátil e por fim Iniciativa, Vontade e Religião do bônus de Inteligência. Como poder de Versátil, pegamos Esquiva. Em termos de Equipamento, selecionei um Arco Curto e um Gadanho (se seu GM for bacanudo, ele deixa esse Gadanho ser também um Instrumento musical – já que não o usará como arma, hehe) e um bom e velho Couro Batido.
GERAL: Osteon, Bardo 1, Amnésico e Devota de Tenebra
ATRIBUTOS: FOR 8, DES 16, CONS 8, SAB 10, INT 16 e CAR 20
PERÍCIAS: Acrobacia +4, Atuação +7, Reflexos +5, Conhecimento +5, Diplomacia +7, Enganação +7, Iniciativa +7, Intimidação +7, Ladinagem +4, Misticismo +5, Pontaria +5, Religião +2 e Vontade +2
EQUIPAMENTO: Saco de dormir, 4d6 T$, Traje de Viajante, Mochila, Arco Curto, Gadanho e Couro batido. (REITERO: com os tibares comprem corda e comida!)
PODERES GERAIS E HABILIDADES DE CLASSE/RAÇA: Armadura Óssea, Memória Póstuma (Versátil – Acrobacia e Esquiva), Natureza Esquelética, Preço da Não-Vida, Inspiração e Magias.
DEFESA: 16 PVS: 12 PM: 9 RD: 5 (corte, frio e perfuração)
DESLOCAMENTO: 9m
ATAQUES: Arco Curto +5, 1d6, x3, Perfuração. Gadanho +0, 2d4, x4 Corte. (melhor nem usar…)
MAGIAS: Raio de Enfraquecimento e Disfarce Ilusório
Nascido para Brilhar
Esse é um personagem em que o foco fica na interpretação, como todo Bardo. A possibilidade de dominar a mesa com seu carisma e brilhar é enorme! Lembre-se de ser soturno e trevoso, como um adolescente gótico mas que sabe dosar o humor. É possível até evitar combates e ganhar na base da Intimidação. De certa forma, esse personagem lembra o Batman… E acho interessante sequer saber o gênero da personagem, podendo ser algo à se descobrir ou ignorar! Pra quê escolher um gênero quando se pode ter todos?
A progressão pode adicionar níveis de Clérigo, para ter acesso à magias divinas ou ser bardo puro mesmo. De qualquer forma, é possível levantar e comandar os mortos-vivos em níveis mais avançados, dando um ar ainda mais macabro à personagem!
E um bom bardo sabe tocar Thriller…