Como funcionam os campeonatos de League of Legends?

Campeonato Mundial de League of Legends
Campeonato Mundial de League of Legends
Campeonato Mundial de League of Legends

Bem vindo invocador, você tem dúvidas sobre como funcionam os campeonatos de League of Legends? acomode-se pois o Gragas já vem com a cerveja! Como em todos os jogos eletrônicos competitivos da atualidade, os eSports, o nosso lolzinho também tem os seus campeonatos. Atualmente, League of Legends está em sua décima primeira temporada. Já aconteceram 9 campeonatos Brasileiros (CBLOL) contando com o que está rolando atualmente, e 9 edições do Campeonato Mundial de League of Legends.

Os campeonatos de League of Legends são semelhantes aos campeonatos de futebol. Existe a etapa regional, que é o caso do CBLOL, cujo campeão ganha vaga para disputar o MSI (mid season invitational), que é uma espécie de prévia do Mundial. A equipe campeã do MSI irá representar sua região (servidor) no Mundial.

Os principais campeonatos de League of Legends

Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL)

League of Legends Pro League (LPL)

Campeonato Mundial de League of Legends

Mid-Season Invitational (MSI)

League of Legends Championship Series (LCS)

League of Legends Champions Korea (LCK)

League of Legends European Championship (LEC)

Campeonato Mundial de League of Legends

Disputado desde 2011, o campeonato Mundial de League of Legends está em sua 9° edição. O game estava na sua primeira temporada quando ocorreu o primeiro campeonato Mundial, a Fnatic venceu a equipe ‘’aAa’’ – against All authority e sagrou-se a primeira equipe campeã Mundial de League of Legends, recebendo o prêmio de $50.00.000 dólares. A equipe mais vitoriosa do Mundial em League of Legends é a SKT-T1 – STK TELECOM T1 – com três conquistas (2013,2015 e 2016) toda equipe campeã do Mundial tem o direito de escolher skins para os campeões que foram utilizados no campeonato, ex: linha SKT (2013) Jax, Lee Sin, Vayne, Zed e Zyra.

Splash Art das skins da primeira conquista do Mundial, pela SKT T1 (2013)
Splash Art da linha de skins SKT T1 adquiridas no Campeonato Mundial de 2013

Campeões Mundiais de League of Legends

2011 – Fnatic (FNATIC)

2012 – Taipei Assasins (TPA)

2013 – SKT Telecom (SKTT1)

2014 – Samsung Galaxy White (SSW)

2015 – SKT Telecom (SKTT1)

2016 – SKT Telecom (SKTT1)

2017 – Samsung Galaxy (SSG)

2018 – Invicuts Gaming (IG)

2019 – Fun Plus Gaming (FPX)

2020 – DAMWON Gaming (DWG)

Desempenho Brasileiro no Campeonato Mundial

O servidor Brasileiro já teve representantes no Mundial, que foram um marco para o servidor, mas não tiveram bons resultados. A primeira equipe que foi disputar o Mundial foi a Kabum eSports, em 2014. Ficou na décima quarta colocação entre 16 equipes e até hoje é lembrada pelo famoso TP (teleporte) do jogador Lep, o famoso TELEP. Participaram também do Mundial as equipes: Pain Gaming, em 2015 e INTZ, em 2016. Em 2017, 2018 e 2019 as equipes Team One, Kabum e Flamengo eSports não passaram da fase de grupos.

Campeonato Brasileiro – CBLOL

A primeira equipe campeã do CBLOL foi a extinta VTI Ignis, sobre a também extinta VTI Nox, em 2012. No ano seguinte a campeã foi a Pain Gaming. O CBLOL existe desde a criação do servidor Brasileiro, em 2012. É disputado em dois splits – desde 2013 – e já conta com nove edições, sendo a INTZ a equipe mais vitoriosa, com cinco títulos. Quem não se lembra da conquista histórica da Pain Gaming, de Kami e companhia contra a INTZ no segundo split de 2015 em pleno Alianz Parque?

Equipe da Pain Gaming levantando a taça da conquista da segunda split do CBLOL, em 2015.
Equipe da Pain Gaming levantando a taça da conquista do segundo split do CBLOL, em 2015. Esquerda para direita : brTT, sirT, Kami (atras da taça), Dioud e Mylon.

Campeões Brasileiros de League of Legends

Primeiro split     / segundo split

2012                                           – VTI Ignis

2013                                           – Pain Gaming

2014      Keyd Stars                  – Kabum eSports

2015      INTZ                             – Pain Gaming

2016      INTZ                             – INTZ

2017      RED Canids                 – Team One eSports

2018      Kabum eSports          – Kabum eSports

2019      INTZ                             – Flamengo eSports

2020      Kabum eSports          – INTZ

2021      Pain Gaming

Um relato pessoal

A conquista que mais me marcou foi a da Pain Gaming, no segundo split de 2015, contra a INTZ. Na época, eu tinha 15 anos de idade e jogava todos os dias com amigos. Tinhamos um time fechado que se chamava ” Vivo Fibra Caidos ” uma brincadeira com a então Vivo Fibra Keyd Stars. Aquele dia acompanhei toda a transmissão da final, o jogo foi bastante pegado. Lembro do Thresh do Dioud, o Viktor do Kami roubando o baron e a frase do Dioud: Oh Kami, oh my god! completada por brTT : KAMI TU É UM DEUS! E claro, do backdoor do Mylon, jogando de Shen no último jogo. Lembro como se fosse ontem a saudosa dupla Tixinha e Toboco e o Toboco narrando ‘’ A Pain Gaming é a campeã brasileira 2015 ‘’

Se você caiu de paraquedas nesse post e não conhece o básico de League of Legends, veja no meu post anterior sobre Conceitos básicos que você precisa saber.

League of Legends foi desenvolvido e lançado em 2009 pela Riot Games, e tem o título de jogo mais jogado do mundo no ano de 2020. É um jogo gratuito disponível para Microsoft Windows, Mac e Android.

Download e cadastro : Download de League of Legends | Brasil  

Ajude um amigo invocador, compartilhe esse post! Por hoje é isso, em breve nos veremos novamente. Boa sorte nos Campos da Justiça!