Lore RPG – Destiny e a Era da Treva – Parte 4 da Linha do Tempo

Decaidos caçando humanos na Era da Treva

Eu sei que demorou mas finalmente um post para a Era da Treva, o período de maior presença no Lore de Destiny 1 e Destiny 2, onde tanta coisa aconteceu que seria possível fazer para cada tópico separado na linha do tempo a seguir um post gigantesco contatando tudo o que aconteceu, seus personagens, amores, e tudo o mais, mas como já comentei em posts anteriores, o foco dessa linha do tempo são os acontecimentos principais, para entendermos o que esta por vir na nova expansão.

Lembrando que para se situar na linha do tempo narrativa recomendo ler os posts anteriores aqui, pois se trata de um especial do qual já esta na parte 4.

Nota Pessoal: a Era da Treva tem as melhores histórias do Lore de Destiny, das quais deixam muitos livros e narrativas famosas de fantasia no chão.

Linha do Tempo Era da Treva

Os Sobreviventes após o Colapso

Quando o Viajante afastou a treva, muito dano já havia atingido o sistema solar e a humanidade, basicamente todas as colônias em outros planetas foram aniquiladas, e na Terra o pouco que restou lutava para sobreviver em pequenos assentamentos espalhados pelo planeta, os suprimentos eram escassos e os perigos só aumentavam com o tempo, tanto resquícios da Treva, raças alienígenas e guardiões eram temidos pelos remanescentes humanos.

Os Primeiros Despertos e o reino dos sonhos

Ao tempo em que humanos acordavam de um pesadelo da Treva para outro de sobrevivência, os Despertos nasceram e acordaram em um mundo ideal, perfeito, com tudo de bom que se pode imaginar, um grande e perfeito sonho, de forma literal, nesse mundo uma rainha existia e um grande conselho dos despertos havia sido criado, a história envolta desse mundo sonho é gigante, diversas conspirações beiravam os pilares centrais dessa história, dos quais são Mara Sov a verdadeira criadora desse mundo sonho e posteriormente declarada Rainha dos Despertos, Uldren Sov irmão e braço direito da rainha, e Sjur Eido, a fúria da rainha e Paladina mais poderosa dos despertos.

Mara Sov no Reino dos Despertos
Mara Sov pela artista da Bungie Sung Choi

Os Senhores de Ferro e os Senhores da Guerra surgem

Após o Viajante afastar a Treva, ele utilizou suas ultimas forças para criar os fantasmas, criaturas que se parecem com drones com personalidade própria, seres de pura luz incumbidos de procurar campeões que pudessem usar a Luz como arma contra a Treva, não se sabe exatamente quais os exatos critérios para ser abençoado por um fantasma e se transformar em um guardião, mas sabemos que a pessoa a principio tem que estar morta, o processo de virar guardião engloba ressuscitar e esquecer tudo da sua vida passada, e o fantasma, bom, ele também não sabe de muita coisa e não vai te obrigar a nada, sendo assim, os primeiros guardiões a nascerem no mundo pós apocalíptico que a Treva deixou quiseram se aproveitar dessa benção e usaram seu poder para oprimir e comandar os assentamentos humanos, esses são os Senhores da Guerra, o titulo carrega o ímpeto de lutar por território em um mundo já acabado, porém como uma força oposta aos guardiões corrompidos pelo poder, os Senhores de ferro surgiram formado por guardiões que não concordavam com o método e egoísmo dos Senhores da Guerra, seu objetivo era salvar a humanidade com a Luz.

A chegada dos Decaídos na Terra

Os descaídos era um povo originalmente chamado de Eliksni do qual já tivera o Viajante abençoando o planeta deles a muito tempo, porém um evento conhecido como o redemoinho acabou com a civilização deles assim como o colapso acabou com a nossa, porém, diferente do colapso, no redemoinho o Viajante abandonou eles para a Treva, assim eles nos odeiam e desejam exterminar a humanidade e reclamar o Viajante para eles. No decorrer do Lore talvez sejam os inimigos que apesar da aparência são os mais humanizados, pois de verdade nada de bom acontece com eles.

A chegada da colmeia na Lua

A colmeia é uma raça que foi transformada pela Treva em um sistema muito distante, eles tem uma rica cultura baseada na Treva, literalmente louvam a Treva como um Deus supremo, e a fé deles é recompensada com grandes poderes sombrios, Nesse momento da linha do tempo, o líder da raça é o Rei dos Possuídos, Oryx, do qual passa a vida caçando o Viajante por ser responsável pelo fim do seu planeta natal… ESPERA o Viajante destruiu um planeta? o deus de pura luz e Vida destruiu e matou uma civilização inteira? Bom, sim, foi de uma forma mais simples do que parece, e não foi algo rápido, talvez não tenha nem sido de propósito, ou não, no fim não sabemos, pois essa história é contada pelo Oryx, e obviamente ele dramatiza pro lado dele. Oryx tem 3 filhos que seguem o que o pai prega, após uma sabotagem das 2 irmãs do filho mais velho Crota, o mesmo acabou abrindo um portal dimensional que levava para a Lua, Oryx literalmente o arremessou no Portal e o comandou dominar tudo do outro lado, assim Crota caiu na nossa Lua com um exercito da morte ao seu dispor. pelo menos é o que sabemos do Livro do Desalento, uma espécie de bíblia da colmeia.

A Colmeia

Mas e os Vex?

Eles sempre estiveram em todos os lugares do espaço e tempo, tanto que a humanidade na Era Dourada já os estudava, porém apenas após a chegada da Treva no sistema solar, eles meio que acordaram para a batalha de Luz e Treva, apesar de serem um conglomerado, se dividem em mentes com tarefas diferente buscando todos um mesmo objetivo, a única exceção são alguns Vex que se separaram do conglomerado para louvar a Treva como uma divindade.

A Cidade Onírica é fundada

Após diversas tramas politicas no mundos dos sonhos dos Despertos, em votação no conselho é decidido que os Despertos deveriam estar presentes na realidade comum, afim de buscar não abandonar o Viajante e o mundo anterior deles para a Treva, uma parte dos Despertos liderados por Mara Sov desceu do Mundo dos Sonhos no Arrecife, no cinturão de Asteroides, e lá construíram um Reino a imagem do mundo que vieram, a Cidade Onírica, lá Os Despertos são poderosos, orgulhosos e não são extremistas quanto ao lado da Luz e Treva, considerando que eles mesmos são parte dos dois.

Alguns Senhores da Guerra se juntam aos Senhores de Ferro

Diferente dos Senhores de Ferro que se auto proclamaram defensores da humanidade, os Senhores da Guerra ganhavam seu titulo apenas por ter poder e território, e entre eles, era mutua a noção do Caos que representavam e ao ouvir os dogmas de reviver a civilização humana que os Senhores de Ferro tinham a oferecer, o Senhor da Guerra Shaxx e o Senhor da Guerra Fellwinter se juntaram aos Senhores de Ferro, é provável que além deles houveram mais, porém estes dois deram uma verdadeira virada de mesa na guerra.

O Bunker do Arsenal Negro

Quando o colapso ocorreu, alguns cientistas da Arsenal Negro sobreviveram em um bunker escondido, porém não por muito tempo, a Batalha entre guardiões, os resquícios da Treva, tudo levou os sobreviventes a serem mortos aos poucos, chegou ao ponto de uma das cientistas chefes e fundadora da Arsenal Negro perder a filha, quando isso ocorreu realizaram a construção de um EXO para a mente da criança, assim nasceu a única EXO que não foi criada na Cripta da Pedra profunda da Clovis Bray, ADA – 1, apesar dela perder sua memória, foi a ultima que restou, o ultimo humanodo Arsenal a morrer foi sua mãe pega no fogo cruzado da batalha entre guardiões da guerra e ferro, causando que ADA-1 se exilasse dos guardiões com todos os segredos do Arsenal até a Era da cidade.

Forja do Arsenal Negro
Uma das Forjas do Arsenal Negro

Contos da Era da Treva

De tudo ocorreu na Era da Treva, e um dos pontos principais dessa história foi dividida em contos menores que estão interligados profundamente tanto na narrativa quanto nos seus personagens, a maioria começa na Era da Trevas e continua até hoje na Era da Cidade, seria impossível resumir esses contos em alguns vídeos, imagina em um paragrafo, então vou lista-los com breves descrições a seguir:

A Ultima Palavra

A história conta sobre um assentamento defendido por um guardião pistoleiro chamado Jaren Ward que é um herói para todos, até que um outro pistoleiro mergulhado nas trevas chamado Dredgen Yor destrói a cidade e o assassina, a narrativa é contada pelo aprendiz e filho adotivo de Jaren, seu nome é Shin Malphur, que jura se vingar usando a arma de seu pai, a última Palavra.

O Espinho

Agora a história relatada em arquivos antigos, nos mostra mais sobre o Guardião caído nas Trevas, que Dredgen Yor na verdade já fora o mais nobre e poderoso dos heróis entre os guardiões, em seu tempo podia derrotar qualquer mal com sua arma A Rosa, porém um medo enchia o coração desse herói e o corroeu de dentro para fora, até que as pétalas de sua Rosa caíram restando apenas o rancor de revoltosos espinhos.

O Derivante

O Derivante como ficou conhecido e ainda é chamado, é um guardião com mais segredos do que qualquer um poderia contar, foi um dos primeiros a despertar, junto com os senhores da guerra e do ferro, porém diferente deles, não quis tomar nenhum dos partidos e na verdade, queria uma vida pacata e simples, ele não se agrada com a luz do viajante e chama sua benção de maldição, diz que a imortalidade é uma tortura, ele deseja dobrar tanto a Luz quanto a Treva a sua determinação humana, a sua história é longa e triste, ele se apaixonou pela Desperta Órin e é caçado na Era da Cidade por Shin Malphur

A Emissária Órin

Aqui acompanhamos uma desperta comandada por Mara Sov a buscar informações sobre Os Nove, ela passa a vida atrás desse mistério, morre por ele, renasce como uma guardiã, uma titã que zelou pelo povo da cidade, sua pesquisa pelos Nove a torna obcecada, apesar de ser essa mesma pesquisa que é responsável por faze-la encontrar o Derivante pois o mesmo também procurava saber mais sobre Os Nove, os dois tem uma relação e Órin tem uma vida boa asem preocupações até que os Nove a chamam e a tornam sua emissária, sua história é recheada de elementos de terror psicológico e mistério, um dos melhores da Era da Treva.

Derivante na Era das Trevas
Fan Art do Derivante por Gabriel Flauzino

A Guerra dos Senhores Ferro chega ao fim

Com Fellwinter e Shaxx os Senhores de Ferro finalmente conseguem limpar a Terra dos guardiões tiranos, porém uma nova batalha os ronda, a de restaurar a civilização humana, nesse caso Fellwinter se pronuncia sobre uma tecnologia de Rasputin que poderia ser usada para tal, uma força capaz de realizar as proezas feitas apenas pelo Viajante, a SIIVA, mas eles não podiam estar mais errados, a SIVA foi uma armadilha criada por Rasputin para dar um fim á Fellwinter, do qual era capaz de acessar toda a rede bélica, pois antes de ser revividocomo guardião, fora um EXO criado para servir de corpo a Rasputin, sendo assim na Crise SIVA os Senhores de Ferro foram exterminados, restando apenas o Senhor Saladino, que sobrevivera ao lacrar a SIVA ao custo dos outros membros da sua ordem.

O Inicio da Ultima Cidade

Após o fim dos Senhores da Guerra e do Ferro, rumores de um lugar seguro abaixo do Viajante se espalharam pelo planeta, e nesse lugar realmente os assentamentos começaram a se reunir e formar uma comunidade maior, nesse local a fé no viajante era proclamada de um Porta Voz, uma pessoa da qual conseguia transmitir mensagens do Viajante desacordado, a fé trouxe esperança aos desesperados, e confiança para os guardiões, assim foi começando a se formar alguns grupos e organizações junto da cidade, a principio foi fundado pelos titãs a Guarda Peregrina, responsável por proteger a cidade como um muro e salvar aqueles que buscavam refugio, em seguida os Seis Coiotes nasceram dos caçadores, os primeiros batedores a explorar além da muralha em busca de recursos e sobreviventes, essas duas ordens foram importantes para a fundação da cidade, da qual já demonstrava opinião também, criando facções politicas, elas foram a Nova Monarquia, Órbita Morta e Concordata, e com elas foi instaurada o governo da cidade chamado de consenso, que era formado pelos representantes das facções, os lideres de cada ordem de guardiões e o porta voz.

O Fim da Era da Treva

Em determinado momento do crescimento da cidade os titãs se juntaram para levantar muralhas impenetráveis em torno da cidade, quando a construção foi concluída e a defesa do povo da cidade foi firmado, os dias de treva e desespero chegaram ao fim, pois uma fortaleza de esperança se levantara a sombra do Viajante, a muralha da cidade simboliza o fim da Era da Treva e o inicio da Era da Cidade.

Ultima Cidade