Salve aventureiros, hoje falarei sobre o RPG e a sua História de forma resumida para os novos leitores.
Mas afinal o que é RPG?
No termo técnico, significa Role-playing game (em português: “jogo narrativo”, “jogo de interpretação de papéis” ou “jogo de representação”). É um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas para o andamento da História.
De Acordo com o sistema que jogará há várias regras predeterminadas aonde os jogadores podem improvisar de forma livre. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo tomará.
RPG é bem conhecido por ser colaborativo e social do que competitivo; quando promovem uma partida de RPG os jogadores se unem em um único time que se aventura em grupo.
RPG não há perdedores ou vencedores isso torna bem diferente dos jogos convencionais de tabuleiro ou qualquer outro tipo de jogo; sua particularidade é como sua imaginação é exercitada para criar um evento ou um personagem.
Existem várias formas de RPG. A forma original, às vezes chamada de RPG de mesa, conduzida através de discussão, enquanto que live-action RPG os jogadores executam fisicamente suas ações de personagens. Em ambas as formas, um mestre de jogo geralmente decide as regras e configurações a serem usadas, atuando como árbitro, enquanto cada um dos outros jogadores desempenha o papel de um único personagem.
Fatores principais para um jogo de RPG de mesa
Muitos conhecem o RPG através dos Videogames alguns exemplos de Jogos antigos:
- Secret of Mana
- Chrono Trigger
- Final Fantasy
- Dragon Quest
- Zelda
- Breath of Fire
Se você tem menos de 30 anos bem provável que não conheça a maioria desses jogos, mas esse jogos inspiraram a fazer jogos mais recentes como:
- Elder Ring
- Skyrim
- Blue Dragon
- Dragon Age
- The Witcher
Esses foram alguns exemplos, mas a mecânica para esse jogos são as mesmas de um RPG de mesa, todos possuem uma ficha técnica dos personagens, pontos fortes e fracos, mapas das regiões e as missões principais e secundárias que ajustam no decorrer do jogo.
Existem os lugares para descanso e informações que fazem a famosa pausa que ajudam o jogador a pensar de forma mais clara para dar continuidade.
No RPG de Mesa não precisamos de muito para começar um jogo, se você deseja começar um jogo de forma convencional aqui segue alguns itens:
Jogadores – Um grupo de RPG pode ter de duas a dez pessoas, às vezes mais. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha uma média de 4 até 6 integrantes
Fichas de Personagens – Você criará um personagem com atributos e requisitos que ajudará nas suas aventuras com seus companheiros de Viagem
Dados – Para representar a aleatoriedade das partidas da forma mais imparcial possível, no RPG existem regras para definir o sucesso ou fracasso de uma ação. Quando um jogador tenta fazer alguma coisa relativamente complexa, como lutar ou fazer acrobacias, um teste com dados deve ser feito para decidir o sucesso ou fracasso. Cada sistema possui as suas próprias regras, que definem que números no dado determinam um sucesso ou fracasso em cada jogada.
Mestre de Mesa – Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O mestre normalmente não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura.
Livros – Os livros são importantes para conhecer as raças, mecânicas, fichas, conceitos, normalmente o mestre prepara a História e você pode estudar sobre o evento antes de começar a partida de RPG.
Agora você sabe o conceito básico e agora o que faremos dentro de uma partida de RPG?
O principal em uma partida é saber se divertir em grupo, respeitar o espaço e as particularidades dos personagens a sua volta, ter conhecimento do seu personagem e suas limitações. Lembre-se seu personagem tem pontos fortes e fracos iguais as pessoas da vida real, então qualquer ação pode trazer muitas consequências.
Não existe tempo limite de jogo, as vezes, o mestre interrompe a partida para que continue em outro dia por durar muitas horas, isso ocorre pela extensão que a História acontece e acaba virando algo parecido com as Crônicas do Gelo e Fogo
Sempre ouça seu Mestre de Mesa, caso que , perceba que está indo com más intenções e tentar se aproveitar no jogo ele dará o sinal que está ultrapassando os limites ou vai acabar em uma missão que seu personagem não sobreviverá.
Essa matéria é especialmente para os iniciantes ou que tenham curiosidade sobre o RPG, abaixo, uma matéria especial sobre o Primeiro RPG criado e alguns canais que possam conhecer sobre RPG
Matéria do blog:
O Nascimento do Dungeons and Dragons
Canais: