Sangue Corrompido: A epidemia que matou diversos players em World of Warcraft

Sangue Corrompido: A epidemia que matou diversos players em World of Warcraft

World of Warcraft é um MMORPG, desenvolvido pela Blizzard e lançado em 2004. O jogo se passa no mundo de Azeroth e é considerado um dos jogos mais populares de todo o mundo com cerca de 11 milhões de jogadores ativos. Nele você conta com diversas raças e classes para escolher e se aventurar nas batalhas entre a Horda e a Aliança.

Mas hoje o foco não é falar sobre a historia do game em si, mas sobre um ocorrido em que um cenário jamais imaginado acabou matando diversos personagens dentro do game e se tornando uma epidemia que se espalhou rapidamente.

O inicio da Epidemia

Sangue Corrompido: A epidemia que matou diversos players em World of Warcraft

Em setembro de 2005 a Blizzard lançou um ataque chamado Zul’Gurub no jogo, que fazia parte de uma atualização onde seu Chefe final Hakar, “O esfolador de almas” podia afetar os jogadores drenando sua vida para se curar e causava um Debuff chamado de “Sangue Corrompido” que causava uma quantidade de dano no jogador e podia ser transmitida a quem se aproximava do infectado, isto levava a morte os jogadores novatos que tinham pouca vida e os de níveis mais altos podiam resistir mais tempo, o efeito so era cancelado apos um longo tempo ou caso o personagem morresse.

Sangue Corrompido: A epidemia que matou diversos players em World of Warcraft

Devido a um problema de programação quando um pet era invocado e recebesse um debuff e ele fosse dispensado, o debuff se manteria se caso ele fosse invocado novamente. Isto acabou espalhando dentro do jogo e se tornando um problema com o passar do tempo, tendo pelo menos 3 servidores afetados.

Durante esta epidemia a jogabilidade normal teve que ser interrompida, cidades e vilas principais onde havia grande aglomerado de jogadores foram abandonadas assim que o caos se espalhou. Jogadores então se reuniram para evacuar e ajudar a conter a situação que deixava uma grande quantia de corpos espalhados pelo chão. Muitos curandeiros se ofereceram para curar os atingidos até que o efeito passasse e a blizzard tentou instituir uma quarentena voluntaria para tentar controlar a situação. E com o tempo em outubro de 2005 foi feita uma correção onde tornava os animais de estimação incapazes de se infectarem pelo sangue corrompido.

Na época o jogo tinha mais de 2 milhões de jogadores ativos em todo o mundo, e antes da blizzard notificar sobre a epidemia houveram diversos debates sobre se tratar de um evento ou ser algo planejado pela distribuidora, felizmente tudo foi controlado e o jogo pode voltar ao que era anteriormente, mas isso não impediu que alguns jogadores parassem de jogar.

Inclusive este caso foi publicado em forma de artigo por um epidemiologista chamado Ran D. Balicer na revista Epidemiology onde ele descrevia o surto com os casos de SARS e a Gripe Aviaria.

Os jogadores tomaram as devidas precauções e se cuidaram para que o problema não se agravasse e deveria ser usado como exemplo hoje para que nos cuidemos com relação a atual crise da COVID-19 que vem matando pessoas em todo o mundo.

E ai gostou? Compartilha com os amigos e nos sigam em nossas redes sociais!

A e Fique em casa!