Lançado em 2004, o Nintendo DS chamava atenção pelo fato de possuir duas telas de LCD, sendo que a tela inferior possuía touchscreen, e por ser dobrável, como seu antecessor Game Boy Advance SP. Capaz de se comunicar via Wi-Fi com outros DS’s para as interações dos jogos como trocas e batalhas.
A franquia Pokémon chegou ao Nintendo DS com os jogos Pokémon Diamond e Pokémon Pearl em 2006, no Japão, e, em 2007 no resto do mundo. Também foi lançada a versão especial, Pokémon Platinum em 2008, no Japão, e, e 2009 em todo o mundo. Os jogos se passam na região de Sinnoh, um continente baseado na ilha de Hokkaido, no Japão.
Os jogos introduziram 107 novos Pokémon, incluindo várias evoluções e pré-evoluções de monstrinhos já existentes como Magneton, Electabuzz, Murkrow e Sneasel, além de 2 novas evoluções para o Eevee, totalizando omg 493 Pokémon. Também foram introduzidas as diferenças de gênero entre os Pokémon, algumas espécies possuíam diferenças físicas entre os machos e as fêmeas, como acontece em vários animais da vida real.
Diferentemente dos jogos anteriores, em que os Pokémon bebês poderiam ser obtidos apenas através do cruzamento de outros Pokémon, a partir de Diamond e Pearl os mesmos eram encontrados selvagens na natureza.
Os jogos contavam com gráficos totalmente remodelados misturando 2D e 3D e belos cenários e animações, outra mudança interessante foi o ângulo da câmera que ao invés de ficar “em cima” do personagem agora possuía uma perspectiva de um ângulo de aproximadamente 45° em relação ao jogador.
Não presente em Pokémon RSE, o sistema de dia e noite retorna em Diamond, Pearl e Platinum de acordo com a hora do console, lembrando que existem Pokémon que somente aparecem em determinados períodos do dia.
As batalhas Pokémon também sofreram mudanças, como o console possuía duas telas, na tela superior ficavam os Pokémon batalhando enquanto na tela inferior, as opções de batalha, atacar, usar itens, fugir. Foi incluso também um novo HM, o Defog, que servia para dissipar a neblina presente em algumas áreas do jogo.
A separação de golpes físicos e especiais de acordo com seus efeitos e não mais de acordo com seus tipos foi feita na quarta geração da franquia Pokémon, este fato revolucionou o cenário competitivo de Pokémon. Muitos monstrinhos considerados fortes em gerações anteriores já não eram mais tão fortes e vice-versa. As estratégias de batalhas passaram a ser mais complexas já que agora os treinadores deveriam dar mais atenção aos detalhes dos golpes ao invés dos tipos.
Uma outra adição foi o Pokétch, abreviação de Pokémon Watch, uma espécie de relógio digital com várias funções como relógio (obviamente), mapa, calculadora, entre outras funções que são desbloqueadas durante a aventura, que ocupava a tela inferior do DS quando o treinador não estava em batalha.
Os concursos Pokémon, introduzidos em Pokémon RSE, retornam em DPPt remodelados, agora, além de exibir os golpes dos seus Pokémon, o treinador enfeitava seus monstrinhos para uma espécie de dança. Os concursos agora contam com 3 fases, enfeitar seus Pokémon com acessórios, concurso de dança e por último a tradicional fase dos golpes.
E foi assim que Pokémon Diamond, Pearl e Platinum revolucionaram a franquia e inauguraram a série no console portátil de duas telas, Nintendo DS. A quarta geração também trouxe remakes, como a terceira, dessa vez os jogos refeitos foram Pokémon Gold e Silver que chegaram nas versões Heart Gold e Soul Silver em 2009 para comemorar os 10 anos do lançamento dos jogos originais. São obras-primas dos games, tanto que merecem uma matéria só para eles.
Enquanto esta matéria não sai, confiram as matérias em que discutimos os jogos da franquia Pokémon desde a primeira geração.