Franquia Pokémon: Geração 1

Franquia Pokémon: Geração 1

Criado por Satoshi Tajiri e Ken Sugimori e lançados originalmente no Japão para o console portátil GameBoy em 1996 nas versões Red e Green e, posteriormente, em todo o mundo, em 1998, com as versões Red e Blue, Pokémon foi um dos maiores sucessos dos games. E isso se mantém até hoje, os jogos foram se reinventando com o tempo e trazendo cada vez mais inovações para seus jogadores.

Os jogos da primeira geração (Red, Blue, Green e a versão especial baseada no anime Yellow) contavam apenas com os 151 Pokémon existentes até o momento, com 15 tipos e possuiam jogabilidade bastante limitada quando comparados aos games mais atuais, mas isso não quer dizer que sejam jogos ruins, pelo contrário, a simplicidade, dificuldade e ainda a nostalgia que o jogo proporciona são fenomenais.

Franquia Pokémon: Geração 1
Franquia Pokémon: Geração 1

Pokémon é uma aventura RPG que possui como principais objetivos capturar todos os monstrinhos existentes, vencer a Elite 4 e se tornar o campeão da Liga Pokémon. Para isso o jogador deverá vencer os 8 ginásios Pokémon espalhados pela região de Kanto recebendo insígnias como prova de sua vitória em cada ginásio. No início do jogo, o Professor Oak te deixa escolher entre três Pokémon iniciais, Charmander do tipo fogo, Squirtle do tipo água e Bulbasaur do tripo grama, na versão Yellow a única opção era o Pikachu, do tipo elétrico.

O jogador podia levar consigo até 6 Pokémon, os outros, assim que capturados, eram transferidos para a Box, acessível em qualquer centro Pokémon. Haviam 12 Boxes com 20 espaços para Pokémon em cada, ou seja, o treinador омг pode armazenar até 240 Pokémon. Um ponto incômodo sobre essas Boxes era que para trocar de uma para outra era necessário salvar o jogo, isto foi retirado da franquia na terceira geração, mas este assunto fica para outra matéria em um futuro não tão distante.

Franquia Pokémon: Geração 1

Um ponto interessante presente em toda a franquia é a interação com outros jogadores, esta interação era necessária, por exemplo, para se completar a Pokédex, já que nem todos Pokémon estavam disponíveis em uma versão era necessário trocar alguns monstrinhos com amigos para poder ter todos eles. Existem Pokémon que só evoluem através de troca, como Kadabra, Haunter, Graveler, entre outros. Desde o início, também era possível batalhar com amigos, o que tornava a experiência de jogo muito mais atraente. Como na época não havia tanta tecnologia, essas interações de jogadores eram possíveis apenas conectando dois GameBoy’s através de um cabo link.

No que se refere às batalhas, ainda não havia divisão de golpes físicos e especiais, os ataques eram divididos por tipos. Por exemplo, o ataque Hyper Beam, hoje em dia é considerado um ataque especial, porém, na época, por ser um ataque do tipo normal, era considerado físico. Não existiam os Stats Special Attack nem Special Defense e sim um único Stat que englobava os dois chamado apenas Special. Já existiam os EV’s (effort values) que pode ser traduzido como “valores de esforço”, são pontos bônus atribuídos aos Stats de um Pokémon quando este derrotava um Pokémon selvagem ou de algum rival no game, estes pontos são cruciais para um bom Pokémon competitivo até os dias de hoje.

Franquia Pokémon: Geração 1

Foi com essas mecânicas, jogabilidade e inovações que Pokémon começou a conquistar a todos nós e continua sendo um dos maiores sucessos do mundo dos games e, mesmo após mais de 20 anos do lançamento de suas primeiras versões, continua a fazer sucesso e conquistando cada vez mais fãs por todo o mundo. E você, já capturou todos eles?

Franquia Pokémon: Geração 1
Posted Under