Dicas de Mestre – Itens Mágicos Únicos

Dicas de Mestre - Itens Mágicos Únicos

Grandes personagens na cultura pop são lembrados pelos seus itens mágicos, como o Rei Arthur com a Excalibur, o Harry Potter e sua varinha gêmea com a de Voldemort e Lion-O com a Espada Justiceira.

E personagens de RPG não são exceção. Uma das características principais dos aventureiros são seus equipamentos encantados. Um soldado do rei pode ter vários níveis e uma história desenvolvida, mas ele não é um aventureiro sem algo que o diferencie dos demais, e um dos melhores jeitos de fazer isso é usando um item mágico.

Mas o problema é que nem sempre o mestre sabe como criar um bom item mágico. Muitas vezes, os itens mágicos são apenas objetos na ficha do jogador que ele não irá se lembrar que existem até que outra pessoa as lembre, normalmente durante um momento crítico. Armas e armaduras +1 são apenas armas e armaduras mais fortes, não itens definidores de personagem.

Pois se prepare, mestre, pois hoje eu vou (tentar) te ensinar como criar um item mágico único e memorável para a sua sessão.

Dicas de Mestre - Itens Mágicos Únicos

A primeira coisa a se criar um item mágico é pensar que alguém criou aquele mágico dentro do mundo. Um item não é apenas uma palavra para ser escrita na ficha e uma estatística melhor. Alguém dentro do mundo criou aquele item. Talvez um anão tenha o criado, e então ele é um pouco menor que o normal, mas pesa o dobro e seu “+1” é advindo desse aspecto. Talvez um elfo tenha criado, e ele pesa quase nada, dando a sua razão para ser mais letal. Ainda, um ferreiro ancestral usando técnicas mágicas criou uma arma afiada com magia. Saber quem criou o item é uma parte importante, até porque sua aparência reflete nisso.

Além de uma origem de fabricação, é preciso saber a motivação daquele artefato existir. Itens mágicos não são fáceis de fazer (jogadores que já tentaram sabem muito bem disso) então cada item tem uma razão de ser. Itens mágicos raramente são “industriais”, não se cria vários deles para um exército. São criados por motivos específicos, muitas vezes para aventureiros específicos. Uma adaga mágica pode ter sido criada por um grande assassino com o intento de assassinar um alvo específico. Um arco pode ter sido encantado por uma fada para garantir uma boa pesca. Até mesmo uma espada mágica feita por um ferreiro para um exército tem sua história e objetivo. Mesmo que raramente sejam feitos em grande escala, quando isso acontece, deve-se haver um motivo tremendo!

Depois da fabricação e da motivação, nós ainda podemos temperar o nosso item mágico. Pequenos efeitos são sempre interessantes para dar um sabor adicional para seu equipamento. Uma armadura de placas que brilha de leve sob o luar. Um escudo que aumenta sua iniciativa pois te deixa com sede de batalha. Um martelo que volta para a mão depois de arremessado.

É claro, você pode usar todas essas dicas misturadas, ou apenas usar as que você mais preferir. Existem várias tabelas que podem entregar várias respostas interessantes para o que já foi dito, e se você quer criar itens mágicos mais bem desenvolvidos, você definitivamente deveria checar essas tabelas! No Livro do Mestre do D&D tem algumas ótimas.

Criando Itens Mágicos

A teoria pode parecer muito simples, mas a prática muitas vezes confunde. Por isso que eu vou fazer um item mágico com vocês!

Vamos começar com o básico dele. Eu quero criar um arco longo. Não existe nenhum arqueiro na mesa em que eu quero colocar esse item, então colocar um arco mágico no meio deles talvez faça alguém se tornar um arqueiro se precisar trocar de personagem no meio da aventura. Será um “Arco Longo +1” no caso.

Esse arco terá uma história tenebrosa o acompanhando. A arma foi criada por uma ordem de guardiões caçadores de itens mágicos com o propósito de expulsar o povo sereiano do reino de Vergeroux.  Usando seus poderes mágicos e seus conhecimentos arcanos, o arco foi criado a partir da energia do Plano da Luz, sendo um objeto das chamas e do calor. Suas flechas lendárias tinham o poder de queimar seus inimigos por dentro e com esse arco, o líder daquela ordem Marcus Kord liderou seu reino contra o povo sereiano. O arco tinha a habilidade única de fazer todos ao redor de Marcus ouvirem sua voz enquanto avançavam no meio da batalha.

Arco de Kord

Arco Longo +1

Enquanto nas mãos do utilizador, sua voz pode ser ouvida plenamente por todos seus aliados no raio de 9 metros (30 pés). Por ser uma obra vinda do Plano da Luz, ele é quente ao toque e causa uma dor inofensiva ao ser utilizado

É claro, a lenda de uma arma não precisa ser a história verdadeira sobre ela. Afinal, um arco +1 não daria conta de toda uma nação de sereianos. Mas as lendas são assim, não precisam ser a verdade absoluta, e mesmo que forem, você pode dar os motivos para que o arco não seja tão poderoso em jogo quanto era nas lendas. Ou você pode simplesmente ignorar isso e jogar o jogo, com os personagens endeusando seus itens mágicos. Novamente, não existe resposta certa quando o assunto é criar histórias e entreter.