Origem das Classes: Paladino

Origem das Classes: Paladino

Na hora mais escura, a luz de Deus vai guiar o teu caminho.

Falaremos hoje sobre uma das classes mais nobres dos RPGs, o Paladino!

 A palavra Paladino vem do latim palatinus (relativo a palácio), por sua vez derivado do Palatino, uma das sete colinas de Roma. Ele é um herói cavalheiresco, errante e destemido, de caráter inquestionável que segue sempre o caminho da verdade, lei e ordem, sempre disposto a proteger os fracos e lutar por causas justas.

O conceito e origem da classe “Paladino” em D&D, foi fortemente influenciado pelo personagem fictício Holger Carlson da novela de Poul Anderson, “Three Hearts and Three Lions”, que foi por sua vez baseada na poesia épica das Canções de gesta. Também foram mencionados como base os paladinos de Rolando, a deificada Guarda Palatina de Augusto, a Guarda Papal do mesmo nome e os mitos cristãos do Rei Arthur.

Origem das Classes: Paladino
Soldados da Guarda Palatina

Mas da onde vem o conceito do sagrado dentro da classe dos Paladinos?

Nas histórias tanto a Guarda Palatina, como os Cavaleiros das Távola Redonda, ou são mitos cristãos ou são ligados a ordem do catolicismo como uma Guarda Papal, então é de se entender a ligação a uma divindade.

O interessante é que muitas vezes Paladinos são confundidos com Templários, porém são coisas totalmente distintas, Paladinos partem para a luta quando for a única solução, sempre devem utilizar de diplomacia como uma solução pois tem o caráter, e o respeito a vida, tudo que faz é em nome de seu deus!

Origem das Classes: Paladino

Templários por sua vez não exitam em matar, pelo contrario são até bem similares aos bárbaros. As grandes cruzadas promovidas na Era das trevas, não passavam de um derramamento de sangue e pilhagem de tesouros em nome da igreja católica, que dizia ser em nome de “Deus”. Não exitam em tirar vidas, não são diplomáticos e muitas vezes são guerreiros que possuem caracteres duvidosos.

Bom reunindo tudo isso sabemos, que um Paladino deve agir em nome de sua divindade e não de uma religião, buscar ter um caráter integro e justo, e sempre promover a paz através da diplomacia, respeitando seus códigos de conduta, e respeitar a vida proeminente da luz, ou da neutralidade, além de todo o contexto de expurgar o maligno.

Tenham uma ótima aventura!

Origem das Classes: Paladino
Posted Under