Franquia Pokémon: Geração 2

Franquia Pokémon: Geração 2

A primeira geração dos jogos de Pokémon para o console portátil Nintendo Game Boy foi um sucesso total, e, como praticamente tudo que dá lucro, ganhou continuações, novas versões do já consagrado jogo com várias mecânicas novas que iremos relembrar hoje.

Franquia Pokémon: Geração 2

Lançados no Japão no fim de 1999, na Austrália e América do Norte em outubro de 2000 e na Europa em Abril de 2001 Pokémon Gold e Pokémon Silver para Game Boy e Game Boy Color. E, cerca de um ano após o lançamento das versões originais, a versão Crystal que era, podemos dizer, uma versão “melhorada” de Pokémon Gold/Silver.

Entre as novidades de Pokémon GS (Gold e Silver) estão, a adição de 100 novos Pokémon, novos tipos Pokémon: steel (aço) e dark (sombrio), novas mecânicas de evolução, Pokégear que era um item que funcionava como um telefone celular, Pokémon macho e fêmea, novas Pokébolas, sistema de noite e dia, Apricorns, uma espécie de bolota com as quais o NPC Kurt fabricava as novas Pokébolas, divisão do antigo stat Special para adição dos stats Special Attack e Special Defense que perduram nos jogos até os dias de hoje ,entre muitas outras que serão discutidas neste texto.

Franquia Pokémon: Geração 2
Nova tela de stats do Pokémon que já mostra os novos stats, Special Attack e Special Defense.

Na primeira geração dos jogos de Pokémon, os Pokémon do tipo psíquico tinham amplo domínio no cenário competitivo, pois possuíam fraqueza apenas a golpes do tipo inseto que, convenhamos, não tinha muitos representantes nem movimentos “fortes” na primeira geração e ainda era imune ao tipo fantasma, ou seja, praticamente não tinha fraquezas. Para equilibrar o cenário competitivo do jogo foi inserido o tipo sombrio que era imune justamente ao tipo psíquico além do tipo fantasma agora também causar dano super efetivo em Pokémon psíquicos.

A introdução do tipo sombrio também causou mais impactos, a técnica Bite (mordida) que na 1ª geração possuía o tipo normal, passa a ter o tipo sombrio. Como na época a divisão de ataques físicos e especiais funcionava de омг maneira diferente dos dias atuais, o tipo sombrio foi considerado como especial até a 4ª geração, onde houve esta grande mudança nos jogos. Também é bom lembrar que o Eevee, Pokémon da 1ª geração ganhou uma nova evolução do tipo sombrio na 2ª geração, Umbreon.

Também introduzidos na segunda geração, os Pokémon do tipo aço não causaram tanto impacto quanto os do tipo sombrio no cenário competitivo do jogo, nenhum ataque que já existia foi transformado em tipo aço. Podemos destacar, porém a transformação de dois Pokémon já existentes em tipo aço, foram eles, Magnemite e Magneton, que agora possuíam os tipos elétrico/aço. Diferentemente do tipo sombrio, o tipo aço era considerado com ataque físico.

Algumas novas mecânicas de evolução também foram introduzidas na 2ª geração dos jogos Pokémon para aumentar ainda mais a interatividade com outros treinadores além da experiência com o jogo. Uma das novas mecânicas era a troca segurando item, vários Pokémon ganharam novas evoluções através deste novo método, vou usar de exemplo o Scyther, para evoluí-lo era necessário equipar o Pokémon com o novo item Metal Coat e trocar com outro jogador, pelo mesmo método já comentados na matéria sobre a 1ª geração, se você ainda não viu, confere lá! Como já foi citado, Eevee ganhou evoluções, o Pokémon de tipo sombrio Umbreon que já comentamos acima e Espeon, do tipo psíquico, a evolução deles se dava quando o status de happiness (felicidade) alcança o máximo, porém se estiver de dia no jogo seu Eevee evoluirá para Espeon e se estiver de noite no jogo evoluirá para Umbreon. Esta evolução por felicidade também está disponível em outros monstrinhos do jogo como, por exemplo, Togepi.

Franquia Pokémon: Geração 2
Espeon e Umbreon, respectivamente, as novas evoluções de Eevee introduzidas em GSC.

Um dos novos itens apresentados em Pokémon GS foi a Pokégear, aparelho similar a um telefone celular no qual era possível salvar contados de NPC’s do jogo, ligar para estes contatos, alguns inclusive ofereciam, de tempos em tempos, pedras evolutivas como presente, de graça! Também era possível consultar o mapa e “ouvir” rádio através da sua Pokégear.

As novas Pokébolas disponíveis no jogo possúiam algumas funções como ser mais efetivas em Pokémon com peso alto ou ser mais efetiva em Pokémon rápidos, entre muitos outros. Para obtê-las o o jogador deveria coletar apricorns espalhadas em árvores por todo o mapa do jogo em várias cores, cada cor atriuía uma função àquela Pokébola confeccionada com tal apricorn. Quando o jogador obtiver suas apricorns basta ir para a cidade Azalea onde mora Kurt, o NCP que fabrica as novas Pokébolas, basta dar suas apricorns a ele e retornar no dia seguinte que suas Pokébolas especiais estarão prontas!

Franquia Pokémon: Geração 2
Jogador ao lado de Kurt, que fabrica as novas Pokébolas lançadas em GSC.

Uma das principais inovações que os jogos da segunda geração trouxe foi atribuir sexo aos Pokémon. Sim, agora existiam Pokémon macho e fêmea! E era possível cruzá-los, afim de obter Pokémon com os chamados Egg Moves, movimentos qe não poderiam ser obtidos de outra forma senão por cruzamento de duas espécies diferentes de Pokémon. Isso gerou, posteriormente, o breeding, que revolucionou o mundo do Pokémon competitivo posteriormente, mas isso fica para uma outra matéria. Um fato curioso é que, por poder se transformar em qualquer outra espécie de Pokémon, Ditto pode procriar com praticamente todos os monstrinhos, exceto lendários e poucos outros Pokémon que não procriam.

Além disso foi introduzida também uma das novidades que mais agradou e agrada toda a comunidade Pokémon, os Pokémon Shiny (brilhante). Nada mais são que Pokémon com cores diferentes das tradicionais, não são mais fortes nem possuem habilidades especiais, porém atraem a atenção dos colecionadores de Pokémon pela sua raridade, em um encontro selvagem a chance de encontrar um Pokémon shiny é de 1/8192. Hoje em dia há diferentes métodos com probabilidade mais alta de obter estes Pokémon, discutiremos isto em uma matéria posterior. Mas a Pokémon Company não deixou os fãs na mão, no modo história de GSC é possível capturar um Gyarados shiny!

Franquia Pokémon: Geração 2
Gyarados shiny em Pokémon Gold.

Pokémon Crystal, lançado posteriormente à Pokémon GS, ainda possuia mais novidades. Pela primeira vez era possível escolher qu seu personagem seja menino ou menina e, além disso, o jogo trouxe sprites remodelados e que, pela primeira vez, se mexiam, quando surgia um Pokémon selvagem ou quando um treinador lançava seu Pokémon da Pokébola.

Como menção honrosa em Pokémon GSC é impossível falar de 2ª geração de Pokémon sem falar daquele que, para muitos, foi e ainda é um dos ginásios mais complicados de todos os jogos da franquia, o ginásio de Goldenrod especializado em Pokémon do tipo normal, liderado por Whitney acompanhada de sua famosa e, podemos dizer, odiada Miltank capaz de derrubar times inteiros com seu ataque Rollout e sua defesa alta.

Franquia Pokémon: Geração 2
Miltank e Whitney.

E foi assim que Pokémon Gold, Silver e Crystal deram sequencia ao legado da 1ª geração dos jogos Pokémon. Que novidades surgiram na 3ª geração? Aguardem na próxima matéria.

Conheçam também:

Pokémon Geração 1

Posted Under