No Dia de Ler Tolkien, Audible anuncia audiolivros exclusivos de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” e “O Hobbit”, ambos narrados por Mauro Ramos

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Para quem deseja se aprofundar no universo de J.R.R. Tolkien, a Audible criou a página Arquivos de Valfenda, que traz uma coletânea de audiolivros curada pelo especialista em cultura geek Érico Borgo, que retrata referências do autor. Algumas delas serão tema de quatro episódios mensais do podcast História em Meia Hora.

A Audible, criadora e distribuidora líder de entretenimento em áudio de alta qualidade, anuncia nesta data instituída pela The Tolkien Society como Dia de Ler Tolkien, o lançamento de mais dois audiolivros do autor britânico: “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” e “O Hobbit”. Os títulos são publicados no Brasil pela editora HarperCollins e chegam no formato de áudio, narrados em português por Mauro Ramos, com exclusividade na Audible. Outra novidade para os fãs de J.R.R. Tolkien e aqueles que desejam conhecer mais sobre sua vida e obra é a página “Arquivos de Valfenda”, criada com a curadoria do jornalista e escritor Érico Borgo, uma das principais personalidades ligadas à cultura nerd do país, para reunir audiolivros do autor, além de produções literárias e eventos que o inspiraram. 

No Dia de Ler Tolkien, Audible anuncia audiolivros exclusivos de "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" e "O Hobbit", ambos narrados por Mauro Ramos

O primeiro volume do audiolivro “O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel” é um dos títulos mais ouvidos da Audible desde que lançamos o serviço no Brasil em outubro do ano passado. Sabemos o quanto as obras de Tolkien são aguardadas pelos nossos ouvintes e por isso preparamos para eles esse conteúdo especial nesta data tão emblemática”, diz Adriana Alcântara, diretora-geral da Audible no Brasil.  

“O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” completa a trilogia com maestria e momentos de tirar o fôlego. A guerra entre os povos livres da Terra-média e o Senhor Sombrio da terra de Mordor chega ao seu clímax quando Sauron decide atacar a majestosa Minas Tirith, capital do reino de Gondor. O mago Gandalf e o hobbit Pippin partem em direção à cidade enquanto outros membros da Sociedade do Anel se unem a Aragorn na tentativa de evitar que a antiga capital seja destruída. Enquanto numerosos exércitos se reúnem e grandiosas batalhas ocorrem por todo o reino, os hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, partem juntos para o último estágio de sua jornada rumo ao Monte da Perdição, uma jornada que testará os limites do corpo e da mente dos pequenos heróis.

Já os eventos de “O Hobbit” antecedem os acontecimentos de “O Senhor dos Anéis”. O título conta a história de Bilbo Bolseiro, um dos mais respeitáveis hobbits de todo o Condado, que vê sua vida pacata e campestre mudar completamente quando o mago Gandalf bate à sua porta e Thorin Escudo-de-Carvalho, um príncipe do povo dos Anãos, o convoca a participar de uma aventura. Esta jornada fará Bilbo, Gandalf e 13 anãos atravessarem a Terra-média, passando por inúmeros perigos, como os imensos trols, as Montanhas Nevoentas infestadas de gobelins ou a muito antiga e misteriosa Trevamata, até chegarem (se conseguirem) na Montanha Solitária. Lá está um incalculável tesouro, mas há um porém: deitado em cima dele está o malicioso dragão Smaug, o Dourado.

O Hobbit
O Hobbit (2012)

Além dos audiolivros, a página Arquivos de Valfenda na Audible traz referências a momentos históricos da vida real que vieram antes e depois da criação do universo de O Senhor dos Anéis, como a Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e até mesmo a Bíblia, e explicam como eles influenciaram Tolkien. Alguns dos temas serão retratados por uma série de quatro episódios mensais do podcast História em Meia Hora, do professor Vítor Soares. O primeiro programa vai ao ar hoje (25/3) e abordará “A Batalha de Hastings e a Invasão Normanda da Inglaterra”. Os próximos temas serão: “A Revolução Industrial na Inglaterra”, “A Batalha do Somme na Primeira Guerra Mundial” e “A Universidade de Oxford”.

“É com muito orgulho que faço parte dessa iniciativa da Audible que vai além de celebrar o trabalho de Tolkien, mas também presenteia a comunidade de fãs que mantém vivas as suas obras. O autor era um apaixonado pela sonoridade dos idiomas, os que estudava e aqueles que criou, e os audiolivros evidenciam esse valor, contribuindo para a preservação de seu legado literário e fazendo com que suas histórias cheguem a um público ainda maior”, comenta Érico Borgo.

A Audible Brasil dispõe de um catálogo com mais de 600.000 títulos em diferentes idiomas. A assinatura do serviço custa R$ 19,90 por mês e dá acesso a um acervo de 100.000 títulos, dos quais 4.000 são narrados em português, e desconto de 30% na compra avulsa de títulos do catálogo adicional de 500 mil audiolivros. Novos usuários têm 30 dias de gratuidade para conhecer o serviço, ou 3 meses para assinantes Amazon Prime. Depois do período gratuito, a assinatura é renovada automaticamente.