O Menino de Coração Azul: Reflexões sobre Autismo no Lançamento do Livro em 03 de Abril

Abril Azul - Autismo: Roberta Borges lança livro "O menino de coração azul"

Abril Azul é a campanha do mês conscientização do autismo e, para refletir a importância de uma sociedade mais justa e inclusiva, a Unibes Cultural será o ponto de encontro para o lançamento de “O menino de coração azul” (ABarros Editora Inclusiva), da Roberta Borges e ilustrado pelo jovem artista autista Paulo Victor Gabriel. O evento gratuito acontecerá no dia 3 de abril, às 19 horas, e será marcado por uma roda de conversa sob a mediação da jornalista Sandra de Angelis.

“O menino de coração azul” traz o prefácio da Dra. Anita Brito, neurocientista reconhecida internacionalmente no aprofundamento científico das especialidades e na atuação marcante na causa autista. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que uma a cada 160 crianças no mundo nasce com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). 

Na narrativa, o livro traz a história de um menino autista, não verbal, e suas descobertas, evolução e relações afetivas por meio da Equoterapia (terapia com cavalos) enquanto destaca a importância da compreensão e da inclusão.

O evento integra o Pilar Expressões Culturais da Unibes Cultural e de acordo com a superintendente executiva Elaine Vieira, “receber o lançamento de um livro rico em conteúdo que une cultura, inclusão e conscientização voltado, sobretudo, ao público infantil, vem ao encontro da nossa essência de sempre oferecer um calendário diversificado à cidade de São Paulo e que impacte vidas”.

No local haverá exposição de algumas obras do Paulo Victor, para apreciação dos visitantes. O artista natural de Minas Gerais coleciona prêmios recebidos no Brasil e no exterior.

Quem tiver interesse em participar do evento organizado por Chico Cortez – curador independente, estudioso em comportamento e mercado – deverá adquirir ingresso pela internet através da plataforma Sympla e as vagas são limitadas.  

Abril Azul - Autismo: Roberta Borges lança livro "O menino de coração azul"
Capa: O menino de coração azul
  • Ficha técnica: O menino de coração Azul
  • Autora: Roberta Borges
  • Prefácio: Dra. Anita Brito
  • ilustração: Paulo Victor Gabriel
  • Editora: ABarros Editora Inclusiva
  • Formato: 16 x 21 cm – 94 pp.
  • Preço sugerido: R$ 51,00

Lançamento do livro “O menino de coração azul”, de Roberta Borges (pref. de Dra. Anita Brito)
Bate-papo com a autora e o ilustrador Paulo Victor Gabriel, com mediação de Sandra de Angelis
03 de abril de 2024, às 19h – gratuito
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Horário de funcionamento: Quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Telefone: (11) 3065-4333
Ingressos pelo Sympla: click aqui
Informações: www.unibescultural.org.br 

O Menino de Coração Azul: Reflexões sobre Autismo no Lançamento do Livro em 03 de Abril

Abril Azul: É um mês dedicado à conscientização sobre o autismo, uma condição que afeta a maneira como uma pessoa percebe o mundo e se comunica com os outros. A campanha visa promover uma maior compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a importância do diagnóstico precoce e do apoio adequado às pessoas autistas e suas famílias. Durante este mês, diversas atividades e eventos são realizados mundialmente, incentivando a inclusão social e a quebra de preconceitos. O símbolo dessa causa é a fita de quebra-cabeças, representando a complexidade e a diversidade do espectro autista. Abril Azul é um lembrete de que, com empatia e suporte, podemos fazer uma grande diferença na vida das pessoas no espectro autista.

Sobre a Unibes Cultural: Desde 2015, a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, empreendedorismo criativo e causas sociais em São Paulo. Além de formar público, a instituição se destaca como agente transformador do cenário cultural, potencializando eventos, encontros, debates e reflexões para preparar a cidade para o futuro. O Pilar Expressões Culturais é essencial na missão da Unibes, visa celebrar as manifestações artísticas e estimular o diálogo e a apreciação da cultura em suas múltiplas facetas ao promover um enriquecimento cultural sem precedentes na cidade.

Veja também: No Dia de Ler Tolkien, Audible anuncia audiolivros exclusivos de “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” e “O Hobbit”, ambos narrados por Mauro Ramos