Shōgun mata personagem favorito dos fãs no episódio 8

Shōgun mata personagem favorito dos fãs no episódio 8

O episódio 8 de Shōgun (“Capítulo Oito: O Abismo da Vida”) viu Lord Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanda) correndo contra o relógio – tempo que o destino só comprou para ele por meio de mortes caras.

(SPOILERS) O episódio 7 de Shōgun terminou com o filho de Toranaga, Nagakado (Yuki Kura), estragando completamente sua tentativa de assassinato de seu tio, Saeki (Eita Okuno), quebrando seus próprios miolos em uma pedra. O tradicional período de luto por seu filho atrasou a marcha condenada de Toranaga até Osaka para enfrentar seus inimigos no Conselho de Regentes, mas o tempo para pensar e planejar não foi suficiente.

Toranaga viu Blackthorne (Cosmo Jarvis), Yabushige (Tadanobu Asano) e seus outros vassalos hesitando em dúvidas – mesmo depois que o velho Toda “Punho de Ferro” Hiromatsu (Tokuma Nishioka) lhes assegurou em particular que seu senhor (Toranaga) pretendia lutar.

O senso de dever e lealdade que Toranaga incutiu em seus súditos foi muito profundo, interrompendo o único momento que ele precisava para realmente vender a ideia de seu próprio espírito quebrado e se render aos seus inimigos. Hiromatsu reconhece o perigo que Toranaga corre e encena um movimento sócio-político para garantir que seu querido amigo tenha a chance que precisa.

Shōgun : a morte de Hiromatsu explicada

Durante uma reunião de formação com seus vassalos, Toranaga exige que eles assinem um compromisso de servi-lo em sua rendição – mesmo que isso signifique cometer seppuku ao lado dele. Muitos dos vassalos se opõem abertamente à rendição de Toranaga, levando o grupo a um grande cisma que poderia encerrar a guerra antes mesmo de ela ser travada.

Hiromatsu atua como a voz dos vassalos, exigindo que Toranaga reconsidere a rendição ou observe-o cometer seppuku naquele momento. Toranaga não cede, e Hiromatsu também não, cortando sua barriga enquanto seu filho Buntaro (Shinnosuke Abe) atua como seu segundo e decepa sua cabeça.

As cenas finais do episódio revelam que Toranaga e HIromatsu entenderam que esse sacrifício era necessário – ninguém questionará a sinceridade da aparente derrota de Toranaga – nem seus vassalos duvidam do que pode acontecer a qualquer um deles se o desafiarem. A cena final mostra Toranaga prometer a seu filho morto e melhor amigo que o espaço de manobra que conquistaram para ele não será desperdiçado.

É um conceito muito difícil de lidar com o fato de que Toranaga deixaria seu único amigo verdadeiro e confiável morrer por orgulho e cerimônia – ou que Hiromatsu sofreria uma morte tão horrível para fins motivacionais da equipe.

E, no entanto, Shōgun conquistou esse momento, já que os episódios anteriores deixaram claro como personagens como Hiromatsu veem o dever e o propósito – mesmo em sua morte. O mesmo pode ser dito de Toranaga e de cenas anteriores que introduzem conceitos como a Cerca Óctupla, para se separar de experiências e deveres difíceis ou traumáticos.

Shōgun mata personagem favorito dos fãs no episódio 8
Shōgun mata personagem favorito dos fãs no episódio 8

O que pode ser dito com certeza é que o ator Tokuma Nishioka entregou uma cena final poderosa, e que os fãs de Shōgun sentirão muita falta de “Iron FIst” Hiromatsu. É melhor que Toranaga mereça.

Fonte:ComicBook